Deputadas do MES-PSOL são destaque no Prêmio Congresso em Foco
Sâmia Bomfim foi eleita a deputada do ano pelo voto popular e pelo júri. Fernanda Melchionna é a melhor da região Sul, segundo a opinião popular
Fotos: Arquivo Pessoal
O portal Congresso em Foco realizou na noite desta quinta-feira (21) a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023. A distinção é concedida pelo voto popular e por um júri especializado, formado por jornalistas, para os deputados federais e senadores que mais se destacaram no exercício do mandato. O reconhecimento foi dado nas categorias nacional e por região.
Eleita melhor deputada do Sudeste na Câmara na votação popular, Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também foi a grande vencedora da categoria “Melhores na Câmara”. Ela foi escolhida como a melhor parlamentar da Casa tanto pelo júri especializado quanto pelo público, que lhe concedeu 68.666 votos. Em segundo lugar, ficou a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), com 64.406 votos, seguida por Guilherme Boulos (PSOL-SP), com 44.034.
A atuação destacada e combativa de Sâmia no Parlamento – em especial na CPI do MST – contribuíram no reconhecimento do público.
“Vejo esse prêmio como um recado contra a violência política de gênero. O machismo, o racismo, a transfobia são uma realidade na política brasileira, mas nunca sem resposta”, declarou a deputada, após receber seu troféu.
Do PSOL gaúcho, Fernanda Melchionna ficou em quinto lugar na categoria nacional pelo voto popular, tendo recebido 27.255 votos. Entretanto, foi eleita a melhor deputada da região Sul pelo público na internet. Maria do Rosário (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR), Carol Dartora (PT-PR) e Daiana Santos (PCdoB-RS) também foram lembrados.
“Que honra, que alegria e que responsabilidade! Obrigada a todos e todas pelos votos. Seguiremos trabalhando para honrar cada um deles!!!”, comentou a parlamentar em suas redes sociais.
Democracia
Em seu discurso, o fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio, Sylvio Costa, destacou que o prêmio é um convite para que a sociedade acompanhe e avalie a atividade parlamentar.
“O prêmio é uma homenagem à democracia. Sem democracia não tem Congresso, não tem prêmio, não tem votação, não tem eleição, não tem Congresso em Foco“, disse.
O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC).