Prof. Josemar organiza debate sobre racismo na educação na ALERJ
Evento foi convocado pela Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do estado
Com colaboração da assessoria de imprensa do deputado Profº Josemar
Nesta segunda-feira (13/11), a Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro realizou a audiência pública “Racismo na Educação e as formas de combate”. Contando com diversas representações de movimentos sociais e sindicais especialmente de negritude e indígenas, a audiência foi organizada pelo deputado estadual Prof. Josemar (PSOL RJ), liderança política da cidade de São Gonçalo e presidente da Comissão.
“O descaso com as duas leis e a falta de investimentos em pastas de combate ao racismo na estrutura do estado e municípios contribuem para a perpetuação do racismo. Infelizmente, é na escola que a maioria das pessoas enfrenta os primeiros ou mais fortes atos racistas”, disse o deputado Prof. Josemar.
Para o deputado, as escolas precisam também desenvolver a formação antirracista continuada, abrangendo o docente, o cozinheiro da escola, o inspetor e os funcionários das secretarias de Educação.
Outra informação relevante sobre a falta de atenção das autoridades do Rio de Janeiro, está no dado que revela que somente 23 municípios dos 92 do estado têm uma secretaria ou coordenadoria de igualdade racial.
Entre as propostas e medidas importantes definidas na audiência pública, estão:
- Fiscalizar a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08
- Enviar ofício aos 79 municípios que não criaram órgão dedicado à igualdade racial para melhor combater o racismo
- Criação de canal de denúncias nas escolas e em outras áreas coletivas sobre atos racistas
- Inclusão do jongo e maracatu como atividade de ensino
- Tomar medidas para proporcionar a educação antirracista aos funcionários da Educação
- Reunião com Secretária de Educação para tratar da educação antirracista.
A Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional é uma ferramenta para receber e investigar denúncias de preconceito no estado. Nesta tarefa, a recebe a colaboração de diversas entidades e movimento que realizam este combate. As denúncias para a Comissão podem ser feitas pelas redes sociais do deputado Prof. Josemar ou pelo telefone 0800 282 0802, com atendimento das 9h às 18h.
Confira as fotos abaixo!