Braskem pode enfrentar CPIs no Senado e em outros cinco estados
Maceio

Braskem pode enfrentar CPIs no Senado e em outros cinco estados

Fundador do PSOL, Mario Agra sugere que parlamentos investiguem danos causados pela empresa

Tatiana Py Dutra 6 dez 2023, 11:00

Foto: UFAL/Divulgação

Frente ao caos que provocou em Maceió – em função do iminente colapso de uma das suas 35 minas de sal-gema na capital alagoana, que pode causar um desastre ambiental – a Braskem cancelou a participação que faria na COP 28, conferência do clima que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Ironicamente, a empresa levaria um discurso de sustentabilidade para dois painéis do evento. O primeiro compromisso estava marcado para a próxima sexta-feira (8) e tinha como tema  “O papel da indústria na economia circular de carbono neutro”. O segundo, no dia 11, estava intitulado de  “Impactos da mudança do clima e a necessidade de adaptação da indústria”. 

A negligência da empresa em seu modelo de extração começou a provocar reações na comunidade internacional e, em nota, a empresa informou que “achou melhor cancelar sua participação para evitar que o assunto sobrepujasse quaisquer outras discussões técnicas, dificultando eventuais contribuições que a empresa pudesse oferecer”.

Sâmia recorre a MP e PGR

No Brasil, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) exigiu responsabilização da Braskem por causa do risco de desastre com manifestações dirigidas a órgãos como o Ministério Público de Alagoas e à própria Procuradoria-Geral da República (PGR). A parlamentar sugeriu medidas que vão desde o fim de incentivos fiscais à suspensão da atividade da empresa “pelos danos sociais e crimes ambientais causados, bem como averiguar as responsabilidades relacionadas aos licenciamentos, fiscalização e cumprimento da legislação ambiental”.

Conforme o relatório de transparência fiscal de 2022 da Braskem, a empresa conta com redução de 75% do Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas para unidades industriais de PVC e Cloro-Soda, na capital alagoana, e para unidade de Químicos instaladas em Camaçari, na Bahia.

Uma CPI no Senado está com instalação em andamento, por proposição do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Mas Mário Agra, fundador do PSOL em Alagoas e militante do MES, sugere que todos os Estados em que a Braskem opera organizem comissões parlamentares de inquérito.

“A Braskem tem unidades em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de outros países, com extração em poços profundos. Esse procedimento tem comprovadamente deixado impactos drásticos em todas as suas mineradoras. Desde o início dos anos 80, participamos de manifestações contra essa empresa. Aqui em Alagoas, além desse imenso crime ambiental, a Braskem é exímia sonegadora. Acho que seria muito importante que nossos companheiros deveriam iniciar processos de CPIs estaduais e/ou municipais, com objetivo de levantar informações sobre os impactos já causados pela Braskem”, sugere.


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin