Braskem pode enfrentar CPIs no Senado e em outros cinco estados
Maceio

Braskem pode enfrentar CPIs no Senado e em outros cinco estados

Fundador do PSOL, Mario Agra sugere que parlamentos investiguem danos causados pela empresa

Tatiana Py Dutra 6 dez 2023, 11:00

Foto: UFAL/Divulgação

Frente ao caos que provocou em Maceió – em função do iminente colapso de uma das suas 35 minas de sal-gema na capital alagoana, que pode causar um desastre ambiental – a Braskem cancelou a participação que faria na COP 28, conferência do clima que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Ironicamente, a empresa levaria um discurso de sustentabilidade para dois painéis do evento. O primeiro compromisso estava marcado para a próxima sexta-feira (8) e tinha como tema  “O papel da indústria na economia circular de carbono neutro”. O segundo, no dia 11, estava intitulado de  “Impactos da mudança do clima e a necessidade de adaptação da indústria”. 

A negligência da empresa em seu modelo de extração começou a provocar reações na comunidade internacional e, em nota, a empresa informou que “achou melhor cancelar sua participação para evitar que o assunto sobrepujasse quaisquer outras discussões técnicas, dificultando eventuais contribuições que a empresa pudesse oferecer”.

Sâmia recorre a MP e PGR

No Brasil, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) exigiu responsabilização da Braskem por causa do risco de desastre com manifestações dirigidas a órgãos como o Ministério Público de Alagoas e à própria Procuradoria-Geral da República (PGR). A parlamentar sugeriu medidas que vão desde o fim de incentivos fiscais à suspensão da atividade da empresa “pelos danos sociais e crimes ambientais causados, bem como averiguar as responsabilidades relacionadas aos licenciamentos, fiscalização e cumprimento da legislação ambiental”.

Conforme o relatório de transparência fiscal de 2022 da Braskem, a empresa conta com redução de 75% do Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas para unidades industriais de PVC e Cloro-Soda, na capital alagoana, e para unidade de Químicos instaladas em Camaçari, na Bahia.

Uma CPI no Senado está com instalação em andamento, por proposição do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Mas Mário Agra, fundador do PSOL em Alagoas e militante do MES, sugere que todos os Estados em que a Braskem opera organizem comissões parlamentares de inquérito.

“A Braskem tem unidades em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de outros países, com extração em poços profundos. Esse procedimento tem comprovadamente deixado impactos drásticos em todas as suas mineradoras. Desde o início dos anos 80, participamos de manifestações contra essa empresa. Aqui em Alagoas, além desse imenso crime ambiental, a Braskem é exímia sonegadora. Acho que seria muito importante que nossos companheiros deveriam iniciar processos de CPIs estaduais e/ou municipais, com objetivo de levantar informações sobre os impactos já causados pela Braskem”, sugere.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão