Líderes de esquerda na luta pela Trensurb: não à privatização!
53377426144_905045c83b_c

Líderes de esquerda na luta pela Trensurb: não à privatização!

Luciana Genro e Roberto Robaina participaram de ato promovido pelo Sindimetrô-RS

Mandato Luciana Genro 6 dez 2023, 08:30

Fotos: Ascom Luciana Genro

Metroviários e apoiadores se reuniram na Estação Mercado do metrô de Porto Alegre para o Ato Unificado contra a privatização da Trensurb, promovido pelo Sindimetrô-RS. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente na manifestação, que também lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb Pública. Na ocasião, inclusive, as catracas estavam liberadas gratuitamente para a população.

A reivindicação do Sindicato dos Metroviários e outras centrais sindicais é de que seja feita a retirada da Trensurb da lista de empresas que constam no Programa Nacional de Desestatização (PND) para serem privatizadas. Apesar das promessas do governo Lula de que a empresa estatal seria retirada do programa, até agora isso não aconteceu. O responsável pelo processo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a garantir a retirada da estatal, mas os estudos de concessão continuam causando preocupação nos trabalhadores e trabalhadoras.

Luciana Genro destacou a importância de avançar na luta pela tarifa zero para a população:

“Nós queremos avançar mais com a tarifa zero do transporte coletivo, não só no metrô, mas em todo o transporte público, porque o direito de ir e vir não pode estar condicionado ao poder aquisitivo. Assim como a saúde e a educação são públicas, o transporte também tem que ser público e gratuito”, ressaltou a deputada.

A vice-presidente do Sindimetrô, Ana Paula Almada, argumentou que a privatização da Trensurb demonstra um desrespeito com a população, pois “privatizar a Trensurb é vender o direito ao transporte público de qualidade, é não reconhecer os mais de mil funcionários de carreira que fazem parte dessa história e dedicam diariamente a sua vida à essa empresa”, apontou.

O vereador Roberto Robaina, líder da oposição e presidente do PSOL de Porto Alegre, reforçou que é necessário lutar contra a onda de privatizações que tem acontecido em Porto Alegre. 

“Não podemos aceitar que o Governo siga vendendo bens que são públicos, que pertencem à população”, pontuou.

O evento contou com a participação de diversas lideranças de partidos de esquerda, como Pedro Ruas, vereador do PSOL em Porto Alegre; Neiva Lazzarotto, vice-presidente do PSOL; Laura Sito, presidente municipal do PT; Juçara Dutra, presidente estadual do PT; e da deputada federal Maria do Rosário, pré-candidata pelo PT à prefeitura.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão