Líderes de esquerda na luta pela Trensurb: não à privatização!
53377426144_905045c83b_c

Líderes de esquerda na luta pela Trensurb: não à privatização!

Luciana Genro e Roberto Robaina participaram de ato promovido pelo Sindimetrô-RS

Mandato Luciana Genro 6 dez 2023, 08:30

Fotos: Ascom Luciana Genro

Metroviários e apoiadores se reuniram na Estação Mercado do metrô de Porto Alegre para o Ato Unificado contra a privatização da Trensurb, promovido pelo Sindimetrô-RS. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente na manifestação, que também lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb Pública. Na ocasião, inclusive, as catracas estavam liberadas gratuitamente para a população.

A reivindicação do Sindicato dos Metroviários e outras centrais sindicais é de que seja feita a retirada da Trensurb da lista de empresas que constam no Programa Nacional de Desestatização (PND) para serem privatizadas. Apesar das promessas do governo Lula de que a empresa estatal seria retirada do programa, até agora isso não aconteceu. O responsável pelo processo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a garantir a retirada da estatal, mas os estudos de concessão continuam causando preocupação nos trabalhadores e trabalhadoras.

Luciana Genro destacou a importância de avançar na luta pela tarifa zero para a população:

“Nós queremos avançar mais com a tarifa zero do transporte coletivo, não só no metrô, mas em todo o transporte público, porque o direito de ir e vir não pode estar condicionado ao poder aquisitivo. Assim como a saúde e a educação são públicas, o transporte também tem que ser público e gratuito”, ressaltou a deputada.

A vice-presidente do Sindimetrô, Ana Paula Almada, argumentou que a privatização da Trensurb demonstra um desrespeito com a população, pois “privatizar a Trensurb é vender o direito ao transporte público de qualidade, é não reconhecer os mais de mil funcionários de carreira que fazem parte dessa história e dedicam diariamente a sua vida à essa empresa”, apontou.

O vereador Roberto Robaina, líder da oposição e presidente do PSOL de Porto Alegre, reforçou que é necessário lutar contra a onda de privatizações que tem acontecido em Porto Alegre. 

“Não podemos aceitar que o Governo siga vendendo bens que são públicos, que pertencem à população”, pontuou.

O evento contou com a participação de diversas lideranças de partidos de esquerda, como Pedro Ruas, vereador do PSOL em Porto Alegre; Neiva Lazzarotto, vice-presidente do PSOL; Laura Sito, presidente municipal do PT; Juçara Dutra, presidente estadual do PT; e da deputada federal Maria do Rosário, pré-candidata pelo PT à prefeitura.


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin