MES/PSOL presente no encontro dos 40 anos do MST no Espírito Santo!
Deputada Camila Valadão e outros militantes da organização estiveram acompanharam o evento do MST capixaba
A militância do MES Espírito Santo acompanhou, ao longo da última semana, diversos espaços da comemoração dos 40 anos do MST Espírito Santo, inclusive com o movimento convidando nossa deputada estadual Camila Valadão.
Na quinta-feira (22), a deputada Camila Valadão compartilhou a mesa com Ayala Ferreira, da Coordenação Nacional do MST. Durante seu discurso, Camila relembrou a longa trajetória de luta do Movimento no Espírito Santo e analisou a atual conjuntura do estado, que, assim como em nível nacional, apresenta desafios significativos para aqueles que lutam pelo direito à terra.
Um dos pontos debatidos foi o PL 166/2023, que representa um ataque direto aos defensores do direito à moradia e à terra. O Projeto teve sua urgência aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa do estado e, de acordo com a Deputada, configura-se como uma tentativa de intensificar os conflitos no campo, especialmente às vésperas do Abril Vermelho, mês de luta do movimento.
Na programação do último dia, a mesa de encerramento reuniu os maiores parceiros do MST, entre sindicatos e representantes de órgãos públicos, e estivemos representados novamente por Camila. Nossa participação colocou a centralidade na disputa da sociedade e das ruas em defesa dos movimentos sociais e seus direitos, posição central nesse momento na qual a extrema direita insiste em atacar duramente os movimentos sociais, como foi o exemplo da CPI do MST na Câmara Federal e agora aqui no estado com o PL 166/2023.
Por fim, o MES Espírito Santo reitera sua firme disposição na luta pela reforma agrária e pela distribuição justa de terras no país, reafirmando seu compromisso inabalável com o Movimento dos Sem Terra.