Sindicatos pressionam prefeitura de Porto Alegre para reverter ‘desnomeação’
Monitores2

Sindicatos pressionam prefeitura de Porto Alegre para reverter ‘desnomeação’

Governo de Sebastião Melo (MDB) reverteu nomeação de 90 monitores, que chegaram a deixar seus empregos para assumir os cargos

Tatiana Py Dutra 28 mar 2024, 10:38

Foto: Silvia Fernandes/Simpa

O governo de Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre parece ter apenas um foco: entregar patrimônios e espaços à iniciativa privada. Quando se trata de administrar o básico, a incapacidade e o desinteresse ficam flagrantes. Vide, por exemplo, o desrespeito com 90 monitores escolares nomeados no último dia 15 de março. Após fazerem os exames médicos admissionais exigidos pela prefeitura e deixarem seus empregos para assumir as posições nas escolas, eles tiveram o chamamento cancelado e acabaram desempregados.

“Só mesmo numa cidade desgovernada para haver desnomeação”, comenta o vereador Roberto Robaina (PSOL). “Foram desnomeados, porque a prefeitura já estava no limite de gastos com pessoal” 

Na última quarta-feira (27), representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa)  e da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e se reuniram com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), Richard dos Santos Dias, acompanhando a Comissão de monitores(as) que faz pressão para concluir o processo de posse.

De acordo com o secretário, a suspensão das nomeações foi motivada por um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o fato de o município ter ultrapassado o limite legal de gastos com a folha de pagamento. Apesar de o TCE jamais ter orientado a interrupção da ocupação de cargos, a prefeitura preferiu descartar os monitores do que buscar soluções, mesmo que os sindicatos denunciem a falta de recursos humanos nas escolas municipais.

Conforme pesquisa realizada pela Atempa sobre a inclusão escolar na rede pública municipal de ensino de Porto Alegre, que abrangeu 99 escolas, faltam 233 monitores para inclusão, sendo 142 para a educação infantil. Nenhuma escola de Ensino Fundamental dispõe de um monitor para cada turma com estudante de inclusão. Apenas nove escolas de Educação Infantil contam com um profissional para cada turma com estudante de inclusão.

“Acompanhamos as negociações junto ao Simpa para que haja uma solução. O governo se comprometeu em buscar no Tribunal de Contas uma saída, já que a suspensão das nomeações têm a ver com o limite de gastos com pessoal que a prefeitura pode ter de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esperamos que essa situação seja resolvida, porque essas pessoas estão realmente numa situação precária, alguns sem alimentação, outros sem dinheiro para transporte”, diz Robaina.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão