Maioria dos trabalhadores é a favor da  taxação de grandes fortunas
taxação

Maioria dos trabalhadores é a favor da  taxação de grandes fortunas

Estudo “As Classes Trabalhadoras” fez um levantamento da percepção dos brasileiros sobre trabalho, direitos e renda

Redação da Revista Movimento 12 ago 2024, 10:03

Imagem: Reprodução

O estudo “As Classes Trabalhadoras”, do Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) – parceria das fundações Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, Maurício Grabois e Rosa Luxemburgo -, revelou que apenas 20% dos brasileiros são contra a taxação de grandes fortunas.

Conforme os dados apresentados na última sexta-feira (9), 53% são a favor do imposto, 16% não concordam nem discordam e 12% não sabem ou não responderam. Mesmo entre os eleitores bolsonaristas, 40% concordam com a medida, 20% não concordam nem discordam, 33% discordam e 9% não sabem ou não responderam. 

Prevista na Constituição de 1988, o tributo aos supericos nunca saiu do papel, e o Congresso Nacional leva o tema em banho-maria. Em 2008, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), à época no parlamento federal, apresentou um projeto de lei para aplicar a taxação sobre fortunas acima de R$ 2 milhões. O texto aguarda apreciação do plenário desde 2012.  

Outros resultados 

A pesquisa “As Classes Trabalhadoras” visa entender as mudanças do mundo do trabalho no contexto da sociedade brasileira. Para tanto, o estudo foi organizado em duas fases. A primeira, qualitativa, ouviu presencialmente 14 grupos focais formados por trabalhadores de empresas de plataforma da Grande São Paulo (motoristas, entregadores e profissionais dos ramos de beleza, cuidado e limpeza). A segunda, quantitativa, contou com 4.017 entrevistas, com pessoas economicamente ativas entre 18 e 55 anos em todo o país.

Os participantes foram questionados sobre variados temas que envolvem o mundo trabalho, com resultados interessantes – como o que indica que a glamourização do empreendedorismo perde força entre os trabalhadores: 67% deles se identificam como trabalhadores e somente 4% se declaram empreendedores;.64% das pessoas que atuam por conta própria têm medo de ficarem incapacitadas ao trabalho. 

A valorização dos direitos trabalhistas está em alta. A grande maioria (79%) gostaria de ter acesso ao FGTS e 69% ao seguro-desemprego; 19% nunca participaram de sindicatos, mas gostariam de ter a experiência e  33% estariam dispostos a fazer contribuição financeira a alguma entidade sindical.

“A ideologia do empreendedorismo parece que está perdendo força e a percepção de ascensão social das pessoas se dá pela renda”, explica a coordenadora da pesquisa, Jordana Dias Pereira.

Para a pesquisadora Adriana Marcolino, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o estudo tem uma aderência com o quadro global de precarização do trabalho, “dialogando com políticas públicas como a valorização do salário-mínimo”.. Ela ressaltou ainda que os números levantados sinalizam um desafio aos sindicatos: 

“A questão não é não sindicalizar o trabalhador, mas sim pensar nas novas estratégias para trazer esse trabalhador para essa esfera.”

*Com informações da Fundação Perseu Abramo


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 24 abr 2026

Lula e Trump: um debate inevitável

Não há nenhuma possibilidade de vitória real contra a extrema direita sem levantar a bandeira da soberania e parar a mão de Trump
Lula e Trump: um debate inevitável
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores