Luciana Genro cobra chamamento dos aprovados em concurso do Banrisul
Falta de funcionários em agências prejudica atendimento ao público e sobrecarrega servidores
Foto: Reprodução
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) solicitou ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), através de ofício enviado ao presidente da instituição, Fernando Guerreiro de Lemos, o cronograma de chamamento dos aprovados no concurso público realizado em 2022. A razão do pedido seria a ausência de funcionários em inúmeras agências do Rio Grande do Sul. Fato que, além de prejudicar o atendimento, ocasiona a sobrecarrega de trabalho dos atuais funcionários e que, assim, pode causar danos irreversíveis à saúde física e mental desses.
Além da preocupação da deputada com os servidores do banco estadual, essa também se estende aos milhares de gaúchos atendidos pela instituição, um dos patrimônios mais importantes do Rio Grande do Sul. Levando-se em conta a necessidade de fortalecer o Banrisul como patrimônio público e a quantidade de aprovados que ainda aguardam a nomeação, Luciana Genro também solicitou, além do cronograma, a informação sobre o número de cargos de escriturário ainda vagos e em quais agências os servidores seriam necessários.
“O Banrisul é fundamental para o Rio Grande do Sul e é uma instituição pública que queremos que esteja cada vez mais fortalecida. Para isso, é preciso que haja funcionários suficientes para atender as demandas, e há aprovados em concurso prontos para assumir”, afirma a deputada.
Luciana Genro é uma defensora histórica do serviço público e do funcionalismo. A parlamentar vem lutando ao lado dos servidores de diversas esferas por melhores condições de trabalho, nomeações e valorização.