Professores de São Gonçalo fazem protesto por pagamento do 13º salário
educação

Professores de São Gonçalo fazem protesto por pagamento do 13º salário

Benefício deveria ter sido pago até 20 de dezembro. Categoria fará vigília durante reunião agendada para dia 16 de janeiro, diz o deputado professor Josemar (PSOL)

Tatiana Py Dutra 10 jan 2025, 09:00

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O atraso no pagamento do 13º salário aos funcionários da Educação por parte de seis prefeituras do Estado do Rio de Janeiro revela uma situação grave que compromete os direitos dos trabalhadores e agrava a crise financeira de muitas famílias. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), as administrações de Belford Roxo, Cabo Frio, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Teresópolis não efetuaram o pagamento do benefício dentro do prazo legal ou o realizaram com atraso.

A legislação trabalhista determina que a segunda parcela do 13º salário seja paga até 20 de dezembro, mas essas prefeituras não cumpriram a norma, gerando indignação entre os servidores. Em São Gonçalo, por exemplo, além do não pagamento integral do benefício, os trabalhadores apontam que a prefeitura deixou de incluir no cálculo vantagens como produtividade e gratificações, componentes essenciais da remuneração total.

O problema vai além de descumprir a legislação: ele demonstra a precarização na gestão dos recursos públicos e aumenta a insegurança financeira dos profissionais, que dependem do pagamento correto do benefício para enfrentar o fim do ano. O atraso não apenas desrespeita os direitos dos servidores, mas também afeta negativamente a economia local, já que o 13º é crucial para movimentar o comércio e os serviços no fim de ano.

Na última segunda-feira (6), profissionais da educação da rede municipal de São Gonçalo organizaram mais um protesto no centro da cidade para cobrar do prefeito reeleito, Capitão Nelson Ruas (PL), o pagamento imediato da complementação do 13º salário. O deputado estadual Professor Josemar Carvalho (PSOL), esteve presente ao protesto. 

“A Secretaria de Administração nos recebeu e colocamos a necessidade de uma resolução célere para esse problema. Ficou agendada uma segunda reunião para o dia 16 de janeiro e os profissionais de educação estarão em vigília para pressionar o governo”, relata Josemar.

A mobilização ocorre em meio à insatisfação crescente da categoria, que já havia se manifestado no dia 30 de dezembro. Naquela ocasião, nem mesmo a forte chuva que atingiu a cidade foi suficiente para desanimar os servidores, determinados a lutar por seus direitos e exigir o cumprimento de suas reivindicações.

A prefeitura alega que a verba referente à Jornada Suplementar não está incluída no cálculo do 13º, pois é uma gratificação de natureza transitória, o que é refutado pelo Sepe.

“Nosso mandato está nessa luta para garantir o direito dos trabalhadores”, garantiu o professor.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"