Nem perdão, nem esquecimento
melchionna-scaled

Nem perdão, nem esquecimento

Não se pode normalizar a barbárie, e, para isso, é preciso garantir justiça. Anistia, não!

Fernanda Melchionna 2 dez 2022, 12:17

A trajetória de Bolsonaro no poder foi marcada pelo flerte constante com uma ruptura autoritária. É dentro desse contexto que as recentes manifestações golpistas, que contestam o resultado das eleições, encontraram terreno fértil para seguir existindo.

O próprio silêncio de Bolsonaro sobre a derrota eleitoral – que constitui em um ato de covardia de quem não sabe perder – serviu de sinal verde para uma minoria extremista bloquear rodovias e ocupar as ruas para exigir intervenção militar e anulação do pleito.

A baderna golpista, embora resiliente, não coloca em risco a posse de Lula, que já foi reconhecida nacional e internacionalmente, mas é um sinal de que seguiremos enfrentando essa extrema direita autoritária. Longe de ser um processo espontâneo, já foi revelada a existência de uma rede empresarial de financiamento dos lockouts e dos acampamentos. É preciso seguir o fio do dinheiro de quem banca o autoritarismo no Brasil e seus tentáculos e o Gabinete do Ódio.

Também é preciso deixar claro: os atos golpistas não encontram respaldo na Constituição de 1988 e tampouco podem ser comparados com manifestações populares ou com a luta política para ampliar as liberdades democráticas e os direitos sociais. Não podemos permitir que uma rede organizada de autoritários siga atuando, pois, primeiro, atacam as liberdades democráticas e pedem o fechamento das instituições, que serviram de contrapeso ao defender os princípios da Constituição, para, depois, inviabilizar a auto-organização dos trabalhadores, da juventude e dos movimentos sociais.

Diante disso, o PSOL já pediu ao STF que investigue quem está por trás da arquitetura de financiamento e de apoio logístico que dá sustentação aos atos. Em sua maioria, estão empresários do agronegócio, fazendeiros e donos de estandes de tiro. Ou seja, base de apoio de Bolsonaro. É preciso quebrar o sigilo bancário e telefônico desses empresários para responsabilizá-los criminalmente – juntamente com os agentes das milícias digitais antidemocráticas, que através da disseminação de fake news, também atuam para incitar os atos.

Não se pode normalizar a barbárie, e, para isso, é preciso garantir justiça. O Brasil precisa lutar por investigação e punição para Bolsonaro e os criminosos em relação aos crimes cometidos contra a vida, a saúde pública e nas relações com as milícias. Nem perdão, nem esquecimento. Anistia, não!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores