Luciana Genro aciona MP sobre pastor que associou LGBTs a predadores de crianças
52208216972_f3cd22545d_c-e1684869470924

Luciana Genro aciona MP sobre pastor que associou LGBTs a predadores de crianças

A deputada afirma que há indícios de que o pastor cometeu o crime de homofobia

Mandato Luciana Genro 20 jun 2023, 09:00

Foto: Ascom Luciana Genro

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou notícia de fato ao Ministério Público do Rio Grande do Sul a respeito do pastor Jackson Jaques, que fez postagens LGBTfóbicas em seu Instagram. A parlamentar chama atenção para o fato de que, pela lei, a liberdade de expressão e de religião não podem ser confundidas com discurso de ódio.

Em uma das postagens, Jackson, que é pastor da Igreja Vintage, está vestindo uma camiseta com um versículo bíblico (“arrependei-vos, raça de víboras”) apontado para a bandeira que representa o movimento LGBTI+. Há um mês, Jackson publicou, também no Instagram, outro conteúdo de ódio no qual apresenta uma drag queen como predadora de crianças, comparando-a com um leão caçando uma presa.

Postagem foi feita no dia 10 de junho

“Sugerir que pessoas LGBTI+ são predadoras, víboras, uma ameaça às crianças, é o mais puro incentivo à violência, configurando ato gravíssimo de segregação que inferioriza e coloca em risco toda a comunidade LGBTI+. É discurso de ódio na essência. Não há mais espaço para se tolerar esse tipo de violência. O Estado demorou muito para reconhecer o problema. Agora que o fez, deve agir com rigor”, coloca Luciana Genro.

A deputada afirma que há indícios de que o pastor cometeu, em tese, o crime de homofobia, de acordo com a Lei n.º 7.716/1989 (em interpretação dada pelo STF, que equiparou ao crime de racismo), razão pela qual sua responsabilização criminal deve ser devidamente apurada pelo MP. As publicações atingem a honra de toda a comunidade e reforçam o discurso de ódio contra essa população, conforme apontou Luciana Genro.

A partir destes indícios, a deputada pede que o MP-RS tome as providências cabíveis, levando em conta que as postagens podem caracterizar crime de homofobia, o qual é inafiançável e imprescritível.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 09 mar 2025

Oscar 2025: uma vitória que fortalece a luta democrática

O filme vencedor Ainda Estou Aqui é mais uma importante ferramenta na luta contra os golpistas da atualidade
Oscar 2025: uma vitória que fortalece a luta democrática
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"