Morre o revolucionário Hugo Blanco
hugo-blanco-696x482-1

Morre o revolucionário Hugo Blanco

O líder camponês peruano foi uma das maiores lideranças da luta pela terra na América Latina

Morre, aos 88 anos, na Suécia, Hugo Blanco. A biografia de Hugo confunde-se com a história das lutas do Peru e da América Latina. Nascido em Cusco, filiou-se ao Partido Obrero Revolucionario (POR), partido pelo qual militou sob a bandeira do trotskismo. Começou a militar em La Plata, na Argentina, ao lado de Nahuel Moreno.

Hugo liderou o levante camponês e indígena, que teve como consequência uma ampla ocupação de terras para a reforma agrária da região de Lares e Convenção. Seu lema, que depois viraria título de livro, ecoou por todo Peru profundo: “Terra ou Morte”.

Depois de liderar a greve campesina, Hugo Blanco viveu entre a prisão e o exílio – tendo passado por México, Argentina, Chile e Suécia. Uma campanha internacional conquistou a liberdade, livrando da pena de morte estabelecida pelo regime peruano, envolvendo nomes de porte como Simone de Beauvoir, Betrand Russel, Jean Paul Sartre, entre vários.

Sempre militante sob a bandeira do trotskysmo e da IV Internacional, teve sua volta ao Peru celebrada por milhares de trabalhadores, jovens e camponeses, abraçando a causa de unificação da esquerda socialista, no FOCEP, que teve a mais alta votação da história da esquerda radical.

Ao regressar ao Peru, participou da Assembleia Constituinte e tornou-se deputado de 1985 a 1990. Neste ano, novamente eleito deputado, pela Izquierda Unida, testemunhou o fechamento do congresso pelas mãos do ditador Alberto Fujimori.

Nos anos 2000, esteve muito próximo de nossa organização, com sua relação com o nosso também inesquecível dirigente Tito Prado e com os companheiros da corrente-irmã peruana. Nos visitou em Porto Alegre, participando da abertura de um congresso educacional no Rio Grande do Sul.

Em 2017, tivemos a honra de entrevistar Hugo Blanco diretamente de Lima. Esse material resume as décadas de luta vividas pelo “revolucionário indomável”. Recomendamos sua leitura como parte de nossa singela homenagem: https://movimentorevista.com.br/2017/03/entrevista-hugo-blanco-peru/

Neste momento de luto, nos dirigimos aos amigos, familiares e camaradas de Hugo Blanco com pesar. Sua vida dedicada a luta revolucionária e contra as ditaduras na América Latina, como a de Dina Boluarte, seguirão presentes em nossas lutas. Hugo Blanco, presente!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 out 2025

Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina

Uma nova situação política se gesta no horizonte, com mais polarização e choques
Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores