Milei: saindo por cima
As perspectivas do novo governo argentino para o desenvolvimento de seu plano ultraliberal
Foto: Alex Proimos / Flickr
Com as derrotas políticas sofridas pelo governo no parlamento e com os governadores, houve um ponto de inflexão no cenário inaugurado com a assunção de Javier Milei à presidência da nação.
Desde então, os tempos assumiram uma dinâmica vertiginosa. A temporalidade da crise abriu o tempo das urgências. As do governo para avançar em seu programa o mais rápido possível e as do povo trabalhador para estabelecer limites a esse programa. Se não for para fazê-lo fracassar completamente. Dada a personalidade perturbadora do Presidente da Nação, não é de surpreender que, desse labirinto, criado por suas próprias ações e palavras, ele procure sair por cima (1). Ou seja, não pisando no freio, mas acelerando. É o que ele acaba de deixar claro em seu discurso na abertura das sessões ordinárias do Congresso Nacional na última sexta-feira (01/03).
Organizando o tabuleiro de xadrez
Tanto na Conferência de Ação Política, em Washington, quanto no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente expôs em termos teóricos seu projeto político-econômico, que tem o equilíbrio fiscal como pedra angular de sua proposta, o endeusamento do mercado como a medida de valor de todos os valores e a propriedade privada como o direito que está acima de todos os direitos, ao mesmo tempo em que revaloriza o papel dos monopólios e reduz o Estado à sua expressão mínima. O que ele fez em seu recente discurso no Congresso foi trazer esses (seus) conceitos fundadores para a realidade.
Foi um discurso de organização – lido em um palco cuidadosamente preparado – com um forte conteúdo de classe e um espírito triunfalista profundamente desumanizado, com o qual ele recupera a iniciativa, recupera a centralidade e, como vem fazendo desde a campanha eleitoral, define a agenda política do país.
Construção política
Como destacamos em notas anteriores, o “experimento Milei” está sendo acompanhado de perto por todos os direitistas do mundo, pois é a primeira vez que um anarco-liberal assume a presidência de um país. A esse interesse agora se soma outro: seu método de construção política, quando ele tem representação parlamentar mínima, nenhum poder territorial e uma estrutura partidária fraca. A “não negociação” não se refere apenas ao déficit fiscal zero, à motosserra ou ao liquidificador; ela também foi instalada no nível político. O presidente se sente portador de um conjunto de concepções (suas verdades) que não são negociáveis, ele exerce uma espécie de messianismo-religioso que o apresenta como um escolhido que se confia às “forças do céu”. Portanto, não há compromisso possível, elas são aceitas ou rejeitadas in totum.
A maneira que ele encontrou para consolidar e expandir seu “núcleo duro” não é outra senão continuar construindo o inimigo (uma gama muito ampla que vai da casta ao radicalismo, incluindo sindicalistas, líderes sociais, figuras culturais e o que mais aparecer). Ao mesmo tempo, ele está deixando cada vez mais claro que seu projeto envolve uma transformação radical (e, portanto, profunda) da estrutura sociopolítica do país.
Isso é indicado pelos 10 pontos que ele propôs como um Pacto Fundamental (que lembra o Consenso de Washington dos anos 90) aos governadores – a ser assinado em 25 de maio – condicionado à aprovação da “lei ônibus” e do pacote fiscal. Em troca, isso permitiria a transferência de fundos cortados para as províncias (2). Qualquer imagem de extorsão não é mera coincidência. Tudo presidido por um novo tipo de liderança e a prefiguração de um sistema de poder qualitativamente diferente do que se conhece até agora.
Isso pode funcionar?
“O déficit zero não se negocia”, repetiu Milei várias vezes, enquanto comemorava o fato de que em janeiro eles alcançaram um superávit financeiro (após o pagamento de juros). Ele também comemorou o fato de que o Banco Central continuou a comprar dólares, liquidou os passivos que rendem juros, reduziu as taxas de câmbio financeiras e diminuiu a diferença entre as taxas de câmbio.
Essas conquistas são o resultado da aplicação de uma política de choque extremo com três objetivos: reduzir a emissão monetária a zero, alcançar um novo equilíbrio nos preços relativos da economia (taxa de câmbio, tarifas, preços, salários) e melhorar o balanço patrimonial do Banco Central.
Nesse contexto, a ideia de que o programa de choque “está funcionando melhor do que o esperado” está começando a crescer. Eles esperam uma forte recessão no primeiro trimestre, com queda na demanda e expectativas de uma taxa de inflação mais baixa em fevereiro/março (15-17%). A recuperação começará no segundo trimestre com a entrada de dólares provenientes da colheita. O resultado seria uma queda anual estimada entre -2,6 e -4,4 % do PIB. Esse seria um acordo prévio para suspender os controles cambiais e unificar as taxas de câmbio até meados do ano. A dolarização estaria então ao alcance.
Celebrações antecipadas?
Diante dessa visão exaltada, é válido perguntar: o ajuste é sustentável ao longo do tempo, já que o liquidificador não pode funcionar permanentemente? Diante do aumento dos preços, será que a economia conseguirá se manter sem uma nova desvalorização ou, pelo menos, sem aumentar o percentual de desvalorização diária; a queda da demanda também não arrastará as receitas fiscais, o que exigiria um segundo choque de ajuste? Embora o Banco Central esteja comprando dólares, as reservas ainda são negativas, então como adicionar pelo menos 20 bilhões de dólares necessários para dolarizar? Há um motivo pelo qual Milei deixou claro que a “sua” dolarização seria, na verdade, um regime de “concorrência cambial”, uma espécie de conversibilidade. No entanto, ele está agitando a dolarização porque ela lhe traz rendimentos entre seus eleitores.
Apoios condicionais
O FMI e os Estados Unidos geralmente apoiam o programa, mas exigem leis para consolidá-lo e atender aos mais desfavorecidos. Eles também apoiam o bloco da classe dominante – eles veem a oportunidade histórica de impor um equilíbrio duradouro de poder em favor do capital – mas estão preocupados que a recessão se transforme em uma depressão ou que a disputa entre dolarizadores e desvalorizadores comece. Eles também se preocupam com quem exercerá a hegemonia no comando do bloco de poder, hoje totalmente nas mãos do capital financeiro. Em seu discurso no Congresso, Milei não fez uma única referência à indústria ou ao comércio interno.
A governabilidade em questão
Ambos os lados estão se concentrando em como garantir a governabilidade, quando percebem que as reações sociais estão crescendo e que novos atores estão indo às ruas (movimentos culturais, o reaparecimento de assembleias de bairro, inúmeras greves setoriais), precedidas e impulsionadas por uma intensa atividade por parte da esquerda partidária. Em menos de três meses, houve uma queda acentuada no poder de compra da renda popular, um forte impacto na demanda doméstica e uma queda na atividade, uma queda no uso da capacidade instalada no setor privado e o início de demissões e dispensas. Tudo isso se sintetiza no impressionante salto nos níveis de pobreza e indigência (57,4% e 14,2%, respectivamente), que seriam superados em fevereiro/março. Muitos veem riscos de desintegração social.
O relógio está correndo rápido tanto para o governo, que precisa chegar ao meio do ano mostrando êxitos antes que a reação social se generalize, quanto para os trabalhadores, que precisam articular rapidamente as resistências para avançar rumo a um futuro diferente da barbárie social que se aproxima.
Notas
(1) “Dos labirintos se sai por cima” é uma metáfora cunhada pelo romancista Leopoldo Marechal que se refere ao desconhecido para resolver um conflito. Para a Real Academia Espanhola, o labirinto “é uma coisa confusa e emaranhada”.
(2) Em sua investida contra os gastos públicos para zerar o déficit fiscal, o governo também cortou verbas para as províncias, especialmente para Chubut, uma das províncias produtoras de petróleo, o que levou seu governador a ameaçar fechar a válvula que permite o fluxo de gás e petróleo para o resto do país, e outras províncias se juntaram a ele. Uma crise política com um final imprevisível que, por enquanto, foi encerrada pelo sistema judiciário, que ordenou que o governo nacional restaurasse os fundos que haviam sido cortados.