Comissão aprova relatório de Sâmia sobre reestruturação da carreira dos servidores da DPU
DPU_carreira

Comissão aprova relatório de Sâmia sobre reestruturação da carreira dos servidores da DPU

PL 2004/2024 reduz os níveis de classe da Defensoria de 20 para 13, equiparando aos demais órgãos do Judiciário e reduzindo o prazo para que o topo da carreira seja alcançado

Mandato Sâmia Bomfim 20 ago 2024, 09:39

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom Sâmia Bomfim

A Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 13, o relatório da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) favorável ao Projeto de Lei (PL) 2004/2024. O projeto propõe a reestruturação da carreira dos servidores da Defensoria Pública da União (DPU), reduzindo os níveis de classe e padrões da carreira de 20 para 13, equiparando aos dos servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Poder Judiciário.

Ao lado de Analy de Assis, secretária-geral da Associação dos Servidores da DPU (ASERDPU), Sâmia visitou a sede da DPU e comemorou a aprovação na CASP, afirmando que o projeto visa corrigir uma injustiça histórica. 

“É um projeto que visa corrigir uma defasagem que se perpetua desde 2012. Os demais trabalhadores do Judiciário tiveram, naquele ano, a garantia da reestruturação da sua carreira, no entanto, somente os da DPU não tiveram. A Defensoria cumpre um papel fundamental para o acesso ao direito de defesa da população brasileira mais pobre, mais carente. Portanto, essa injustiça que havia sido feita lá naquela época, hoje, através desse projeto, nós podemos corrigir”, declarou a parlamentar.

Impactos da reestruturação

O PL 2004/2024 altera a Lei nº 14.377 de 2022, que estrutura o Plano de Carreiras e Cargos de Provimento Efetivo dos servidores da DPU. Com a aprovação do relatório de Sâmia, a proposta avança em direção à equiparação com as demais carreiras do Judiciário, promovendo a valorização dos servidores, o estímulo à qualificação e a redução da rotatividade no quadro administrativo da Defensoria.

Em seu parecer, Sâmia destacou que a DPU, prestes a completar 30 anos de regulamentação, ainda enfrenta condições materiais adversas, especialmente em relação à estrutura física e ao pessoal. A deputada argumentou que a reestruturação proposta é essencial para assegurar que a DPU possa exercer plenamente seu papel no sistema de justiça brasileiro, em igualdade de condições com outros órgãos.

Após a aprovação na Casp, o PL seguirá para análise na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde serão avaliados os impactos financeiros. Sâmia Bomfim enfatizou a necessidade da mobilização contínua para garantir a aprovação definitiva do projeto. 

“Agora, a luta continua nas demais comissões, mas, sem dúvida, é um passo importante”, afirmou a deputada, agradecendo a confiança depositada em sua relatoria e parabenizando os servidores da DPU pela conquista.

Também na presença do defensor público-geral federal Leonardo Magalhães, que assina o PL, Analy de Assis expressou sua gratidão à relatora, em nome de todos os servidores: “Quero agradecer à deputada, em nome da Associação, por ter nos ajudado nesse passo para conquistar nossos almejados direitos”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi