Deputados do PSOL querem suspender portarias  que mudam regras do BPC
Beneficio-de-Prestacao-Continuada-1

Deputados do PSOL querem suspender portarias que mudam regras do BPC

Segundo parlamentares, mudanças no cadastramento propostas pelo governo federal podem acarretar na perda de benefícios para inúmeras pessoas

Redação da Revista Movimento 3 set 2024, 15:35

Foto: Reprodução

Os deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Glauber Braga (RJ), protocolaram, na última sexta-feira (23/08), dois Projetos de Decreto Legislativo para suspender os efeitos de duas portarias do governo federal que mudam as regras de cadastramento no programa Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No final do mês de julho, o governo federal publicou duas portarias que mudam os critérios e exigências para o cadastramento no BPC. Uma estabelece que, para receber o benefício, a pessoa precisa ser inscrita no CadÚnico, caso contrário, terá o benefício suspenso. A segunda portaria, estabelece a obrigatoriedade de cadastro biométrico e revisão sistemática.

No entanto, essas mudanças podem acarretar na perda de benefícios para inúmeras pessoas. Muitos cadastros estão desatualizados por conta da sobrecarga de trabalho do Sistema Único de Assistência Social, nos CRAS/CREAS e no INSS. Em diversos municípios, já há registro de longas filas para a atualização. Além disso, em muitas cidades a população alvo do BPC tem o acesso a meios digitais restrito para conseguir manter as informações atualizadas ou mesmo fazer a biometria.

Estima-se que, com essas mudanças, 11 a cada 100 benefícios serão cortados do programa, e não está descartado que beneficiários em situação regular possam ter seus benefícios congelados no processo de atualização.

“O BPC é um benefício que contempla justamente pessoas que estão de frente com situações de vulnerabilidade e de barreiras sociais. Estabelecer critérios de forma burocratizada é dar margem para aumentar o nível de vulnerabilidade. Há diferentes justificativas para essas mudanças, mas sabemos que no fundo são as áreas sociais ‘pagando a conta’ por meio de cortes drásticos da política econômica insustentável do Arcabouço Fiscal”, afirma Fernanda Melchionna.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores