Em defesa da Trensurb pública! 
Trensurb_Alexandre Giesbrecht_CC

Em defesa da Trensurb pública! 

Deputada Luciana Genro participa do lançamento de manifesto do Sindimetrô-RS

Mandato Luciana Genro 19 fev 2025, 09:34

Foto: Alexandre Giesbrecht/Divulgação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou do evento de lançamento do Manifesto em Defesa da Trensurb Pública. O documento, de autoria do Sindimetrô-RS, é mais uma tentativa de reivindicar a saída da empresa da lista de estatais que poderão ser comercializadas. 

Apesar das reuniões e encontros políticos para debater o tema, inclusive uma com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outra com representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos e do Ministério das Comunicações, a Trensurb ainda segue ameaçada. Nesses encontros, foram feitas inúmeras promessas que garantiriam a saída da estatal do Plano Nacional de Desestatização (PND), mas essas ainda não foram de fato concretizadas.

Neste ano, o calendário do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) foi novamente atualizado e os estudos para concessão da empresa seguem em curso para a venda até o ano de 2026. 

“O transporte é direito, não mercadoria! Não podemos permitir que o direito de ir e vir esteja restrito ao poder aquisitivo da população. O nosso projeto máximo, para todo o país, é a tarifa zero e, para atingir esse objetivo, devemos garantir que, aqui no nosso estado, a Trensurb siga pública”, defendeu Luciana Genro no encontro com os servidores.

Ao todo, a Trensurb atende seis cidades da região metropolitana de Porto Alegre, cumprindo um papel essencial no transporte público do povo gaúcho. Milhares de pessoas usam a rede para se deslocar entre as cidades garantindo assim suas fontes de renda, com a manutenção dos seus empregos, e sua educação, com o deslocamento até as principais universidades da região.

Infelizmente, o serviço foi um dos mais atingidos durante as enchentes. A retomada total das operações da Trensurb ocorreu após quase sete meses depois da catástrofe climática e só foi possível graças ao empenho e dedicação da categoria metroviária. Antes das enchentes, a Trensurb transportava 110 mil pessoas diariamente. Hoje, são em média, entre 78 e 80 mil pessoas que usam o sistema por dia.

Representantes da categoria tentarão um encontro com o presidente Lula, que virá ao Rio Grande do Sul no próximo dia 24. O objetivo deste será a entrega do manifesto ao próprio e a garantia dele da saída da estatal do Plano Nacional de Desestatização. 

“Seguimos na luta pelo transporte público eficiente, com equidade, acessível, com integração e tarifa baixa. A privatização significa aumento de tarifa, mais risco de acidentes e panes constantes. Devemos exigir respostas imediatas”, finaliza a deputada.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores