Justiça suspende multas e reacende disputa entre prefeitura de SP e mototaxistas
mototaxistas1

Justiça suspende multas e reacende disputa entre prefeitura de SP e mototaxistas

Decisão judicial impede penalizações, mas mantém impasse sobre a regulamentação do transporte por aplicativos na capital paulista

Tatiana Py Dutra 27 fev 2025, 09:21

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


A disputa entre a prefeitura de São Paulo e os mototaxistas ganhou um novo capítulo na quarta-feira (26), quando a Justiça concedeu liminar à empresa 99 Tecnologia, suspendendo a aplicação de multas a motociclistas que transportam passageiros por meio de aplicativos. A decisão do juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública, Josué Vilela Pimentel, considerou inconstitucional o decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que proíbe esse tipo de serviço na cidade.

A gestão municipal afirmou que vai recorrer assim que for notificada, mantendo sua posição de que a proibição tem como objetivo garantir a segurança dos passageiros e reduzir acidentes envolvendo motocicletas. O embate se intensificou com sucessivos protestos dos mototaxistas, que alegam que a medida prejudica milhares de trabalhadores que dependem do serviço para sustento próprio e de suas famílias.

O caso tem suas raízes em preocupações com a segurança viária e a necessidade de regulamentação do setor. Enquanto a prefeitura sustenta que o transporte de passageiros em motocicletas apresenta riscos elevados e que a fiscalização do serviço é complexa, os trabalhadores da categoria e empresas do setor argumentam que a proibição é abusiva e fere legislação federal, que permite a atividade, desde que regulamentada.

A liminar não libera o serviço de transporte por motocicletas, uma vez que uma decisão anterior de um desembargador já havia suspendido sua operação. No entanto, impede que a prefeitura aplique penalizações até que o Tribunal de Justiça julgue o recurso da 99 Tecnologia, que busca reverter a proibição e garantir o funcionamento dos aplicativos de transporte por motos na capital paulista.


TV Movimento

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 17 fev 2026

Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 

Entre a unidade contra a extrema direita e o risco de subordinação estratégica ao PT, o PSOL enfrenta um debate decisivo sobre seu futuro e o lugar ocupado por Guilherme Boulos
Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores