Encontro Nacional do MES-PSOL acontecerá em setembro na cidade de São Paulo
O encontro reunirá militantes do MES-PSOL, ativistas dos movimentos sociais e aliados na capital paulista entre os dias 19 e 20 de setembro
Uma esquerda independente para enfrentar os desafios do nosso tempo!
Diante da ascensão internacional do neofascismo e de seus ataques sobre todo o mundo, com a máquina de guerra sionista operando o genocídio em Gaza e Donald Trump acossando o Brasil, é tempo de construir ferramentas para enfrentar os reacionários. Temos uma dupla tarefa histórica – construir a unidade antifascista e reafirmar o socialismo revolucionário – para responder aos desafios impostos pela múltipla crise capitalista global.
Gaza é o coração da nossa luta, concentrando toda a violência imperialista no genocídio do povo palestino. Nossa mobilização internacionalista é permanente, buscando enraizar a luta palestina e se expressando hoje na delegação do MES em direção à Gaza com a Flotilha da Liberdade.
Buscamos enfrentar a emergência climática ambiental, a ofensiva do neofascismo e a dificuldade em apontar um caminho alternativo. O Brasil tem um lugar nessa luta: diante dos ataques de Trump em conluio com Bolsonaro; diante dos olhos do mundo estarem sobre a COP-30 e a Amazônia; diante da dinâmica de luta da esquerda brasileira e da resistência democrática, repetimos: ainda estamos aqui e nos preparamos para as lutas que virão.
Para refletir sobre esse cenário e organizar ações concretas, convocamos as militância do MES ao nosso Encontro Nacional em São Paulo, nos dias 19 e 20 de setembro de 2025. Para a denúncia da extrema direita internacional, para o debate ambiental da COP-30, para a luta eleitoral contra o bolsonarismo em 2026, para a Conferência Antifascista de Porto Alegre; para enfrentar nas ruas a extrema direita. Para construir um polo crítico de uma esquerda radical, a partir de um PSOL independente e da nossa referência na IV Internacional.
Na sexta-feira, 19 de setembro, estaremos juntos em um grande ato político aberto à militância, ativistas e simpatizantes, na casa de Portugal, às 18:30.
No sábado, 20 de setembro, debateremos junto à nossa militância a situação política, nossas tarefas e frentes de atuação.
Nos encontramos em São Paulo!