Rebelião popular na França
France-student-protest-2026-credits-LUSA

Rebelião popular na França

O levante da juventude francesa contra o governo Macron é uma consequência inevitável da explosão social que vinha se formando há anos

Foto: Repressão policial contra estudantes franceses. (Plataform Media/Reprodução)

Via Viento Sur

As imagens dos protestos e da rebelião popular circulam pela mídia internacional. Manifestações em massa, confrontos com a polícia, barricadas, saques, gás lacrimogêneo e incêndios em Paris e em outras cidades do país. A mídia fala de violência, da violência dos manifestantes, de saques e vandalismo, como se esses elementos fossem o cerne dos protestos, seus objetivos centrais. No entanto, esses não passam de consequências inevitáveis de uma explosão social que vinha se formando há meses e até anos.

Uma década de contrarreformas neoliberais

O descontentamento social vinha se acumulando há uma década, desde que o presidente François Hollande, do Partido Socialista, impulsionou várias reformas neoliberais. Várias delas foram conduzidas pelo então ministro da Economia e atual presidente, Emmanuel Macron. Há uma década que os serviços públicos vêm se deteriorando em ritmo acelerado, que muitas empresas, sobretudo industriais, fecham, demitindo milhares de trabalhadores. Que o desemprego aumenta, assim como o custo de vida, e que as grandes fortunas aumentam seus patrimônios e lucros.

A luta contra as reformas e as respostas do governo

Nos últimos 10 anos, surgiram diversos movimentos populares ou sindicais para enfrentar as diferentes reformas. Em 2016, contra a reforma do código do trabalho; em 2018, os coletes amarelos; e em 2019 e 2023, o movimento contra as reformas previdenciárias.

Em cada ocasião, os diferentes governos responderam com mais repressão, ignorando as reivindicações — apesar do apoio majoritário a elas — e impondo as leis por decreto [com base no famoso art. 49.3 da Constituição, que permite ao presidente do governo impor uma medida] quando não dispunham da maioria necessária no parlamento.

Assim, o poder vem se mantendo mais pela força repressiva do que por sua legitimidade democrática. Para compreender o forte descontentamento e a falta de legitimidade do governo, é preciso levar em conta o fato de que, após a dissolução do parlamento em 2024, Macron nomeou como primeiros-ministros políticos cujas forças ficaram em terceiro ou quarto lugar nas eleições legislativas, pondo fim ao costume de nomear como primeiro-ministro o partido que ficou em primeiro lugar: naquela época, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular, liderada pela França Insubmissa; bem como o aumento da violência policial, o racismo cada vez mais explícito na mídia e nas forças repressivas, e as diversas manifestações de desprezo em relação ao mal-estar social.

Tudo começa com a juventude

O movimento social atual teve início no final de setembro nas escolas de ensino médio da periferia de Paris e de outras grandes cidades. Um movimento da juventude dos bairros populares que reivindica o fim das péssimas condições na educação (principalmente nas áreas populares): prédios em péssimo estado, falta de mesas e cadeiras, ratos nos corredores, temperaturas extremas no verão e no inverno, número insuficiente de professores. Mas também contra o filtro de acesso ao ensino superior por meio da plataforma Parcoursup, imposto em 2018, que tanto estudos sociológicos quanto sindicatos da educação classificam como uma plataforma de discriminação social.

Essas reivindicações dos estudantes são compartilhadas pela grande maioria da juventude, inclusive em bairros menos desfavorecidos. Mas foi a repressão violenta, com imagens que circularam rapidamente pelas redes sociais, que gerou a rápida expansão do movimento para a maioria das escolas de ensino médio. Pela primeira vez em décadas, o movimento não atingiu apenas os liceus (a partir dos 15 anos), mas também várias escolas de ensino fundamental II (entre 11 e 15 anos). E às reivindicações por uma educação de qualidade somaram-se os slogans contra a repressão.

A solidariedade não demorou a se manifestar

Diante da repressão, o movimento sindical, os pais e as mães dos alunos e as associações civis se organizaram para proteger os protestos dos estudantes da polícia: desde levar comida aos bloqueios até organizar barreiras humanas para protegê-los da repressão policial. O movimento se espalhou rapidamente pelas universidades e as marchas organizadas começaram a atrair multidões.

A juventude demonstrou que não se intimidava com a repressão violenta e que era necessário continuar lutando por suas reivindicações. Durante duas semanas, o governo se recusou a discutir as reivindicações do movimento e concentrou-se nos distúrbios gerados pelo protesto (lixeiras queimadas…) e na suposta violência da juventude. A repressão foi a única resposta às reivindicações do movimento, transformando o Ministro do Interior na principal figura do governo. Quem parece governar é o chefe da polícia.

O alto custo de vida e o descontentamento social generalizado

Desde o início de setembro, diversas figuras do que foi o movimento dos coletes amarelos fizeram um apelo à mobilização para o dia 17 de outubro. Essa data já vinha ganhando força mesmo antes do início do movimento juvenil. Desde o início da invasão da Ucrânia, e ainda mais com os ataques dos Estados Unidos ao Irã, os preços dispararam sem que os salários aumentassem de forma significativa. O aumento da pobreza e as dificuldades para chegar ao fim do mês, com os preços das moradias nas alturas, sugeriam a possibilidade do ressurgimento de um movimento como o dos coletes amarelos. Por isso, pairava no ar a possível convergência entre essas duas lutas, que ocorreu de forma instantânea e delineou a possibilidade de uma explosão social em 17 de outubro.

17 de outubro: uma verdadeira explosão social

E o que poderia acontecer, aconteceu. As manifestações foram massivas. A polícia estima 500 mil manifestantes em todo o país; os sindicatos, 800 mil. Mas mesmo esse último número parece estar subestimado. A quantidade de manifestações não declaradas e sua magnitude tornam quase impossível fazer uma estimativa correta. No entanto, muitas cidades, inclusive as pequenas, relatam que as manifestações foram as maiores dos últimos anos.

A estratégia do governo foi reprimir desde bem cedo qualquer manifestação ou concentração não autorizada, criando um clima de violência desde a manhã. Por isso, não é de se surpreender com os atos de violência que ocorreram na tarde e na noite de sábado.

Polícia sobrecarregada e repressão

A Praça da República estava cheia de gás lacrimogêneo desde o meio-dia, e a manifestação deveria começar às 14h. A polícia impediu que muitos manifestantes entrassem na praça, e eles foram obrigados a vagar pelas ruas vizinhas para se juntar à manifestação. Os confrontos começaram simplesmente porque a polícia bloqueava as entradas.

Enquanto milhares e milhares de pessoas tentavam avançar pelo trajeto oficial da manifestação, os confrontos se intensificaram na Praça da República, com barricadas, carros incendiados e saques a algumas lojas. A mídia mostrava apenas essas cenas.

Muitos manifestantes tentaram seguir outros rumos, e as cenas da Praça da República se repetiram em outras ruas e bairros da cidade. Mesmo em locais distantes do trajeto oficial, mas próximos ao Palácio Presidencial ou aos Campos Elísios, epicentro dos distúrbios durante o movimento dos coletes amarelos. Cenas semelhantes foram vistas em outras cidades, e as mais marcantes foram o incêndio na prefeitura de Limoges ou a invasão da prefeitura de Marselha.

A polícia ficou sobrecarregada, chegando até a ser incapaz de proteger uma loja da Dior. Essa sobrecarga se deveu à magnitude das manifestações e ao nível de indignação da população, mas também à incapacidade do Ministério do Interior de prever a situação: apenas 10 mil policiais em todo o país, quando, por exemplo, durante a visita do papa, somente em Paris foram mobilizados 15 mil policiais.

A polícia utilizou e abusou do uso de gás lacrimogêneo, cassetetes, granadas de atordoamento e projéteis de borracha. O resultado foi um manifestante morto por parada cardíaca em Paris, outro que perdeu uma mão em Saint-Étienne e outro que perdeu um olho em Mulhouse.

A questão da violência

No próprio sábado e nos dias seguintes, a mídia e o governo concentraram-se nessas cenas de violência, afirmando que os saqueadores roubaram a manifestação dos jovens. Exigem um apelo à calma e reconhecem, pela primeira vez, a legitimidade das reivindicações, mas sem dar a elas a menor resposta. Basicamente, estão dizendo: “se querem protestar, façam-no, mas de forma civilizada”, sem apresentar nenhuma solução.

Por sua vez, a extrema direita aproveita a situação para acusar a população imigrante de violência e o governo, a esquerda (LFI, NPA…), sem explicar as razões da explosão.

Como toda explosão social, esta segue caminhos sinuosos. Não existe uma explosão social em que não haja situações como as vividas no sábado, dia 17. Não existe uma explosão controlada. O descontentamento social se expressa da maneira que pode e, às vezes, passa por saques e confrontos com a polícia. Os apelos para condenar a violência e as ameaças de processos por incitação à violência têm como único objetivo disciplinar e amordaçar a contestação social.

Para nós, a questão não é fazer uma distinção entre manifestantes bons e maus, entre métodos moralmente aceitáveis ou condenáveis, mas sim refletir sobre como manter a unidade e a radicalidade do movimento, como trabalhar para ampliá-lo e estruturá-lo.

Um movimento politizado com reivindicações claras

O potencial desse movimento reside principalmente em suas reivindicações. Às já enumeradas acima, é preciso acrescentar outras que demonstram um nível significativo de politização. A luta contra a extrema direita é um elemento central, e a crítica à miséria deste mundo está bem presente. As ideias anticapitalistas estão presentes ou têm boa repercussão no movimento.

Quais são as perspectivas?

O futuro da mobilização é incerto. O governo aposta que as férias escolares e as medidas repressivas impostas neste domingo (toque de recolher parcial, repressão judicial) façam a pressão diminuir e que tudo volte a uma pseudonormalidade sem que seja necessário fazer concessões.

Mas, embora isso seja sempre uma possibilidade, tudo indica que, mesmo que tenhamos pela frente duas semanas relativamente calmas, a luta continuará. Já existem convocatórias para um segundo ato no sábado, dia 24, e está em andamento uma importante mobilização contra o congresso do RN, de Marine Le Pen, em Orléans.

Resta ver se o movimento estudantil conseguirá aproveitar as férias para se estruturar de forma duradoura e se começará a se espalhar pelas empresas e pelo movimento sindical, tendo como meta o dia 5 de novembro, dia de greves e mobilizações convocado pela intersindical.

20/10/2026

(Martin Hache)


Olivier Besançenot: “O que está em jogo agora é que os trabalhadores e trabalhadoras deste país não sejam meros espectadores do que está acontecendo, que não fiquem paralisados diante da situação”

Entrevista realizada por Stéfanie Prezioso

Em 17 de outubro de 2026, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas por toda a França. A mobilização, que partiu da juventude e das escolas de ensino médio, reuniu outros setores da sociedade em torno da questão do poder aquisitivo, fora dos marcos sindicais e políticos tradicionais. O governo de Macron responde com uma repressão de magnitude sem precedentes: um número de prisões nunca visto desde o início do movimento nas escolas, um toque de recolher parcial, a dissolução de organizações que já está sendo cogitada e mortes cujas circunstâncias ainda precisam ser esclarecidas.

A França não é um caso isolado. Na Bélgica, na Itália — onde o governo de Giorgia Meloni decidiu enviar o exército a Milão para reprimir as manifestações —, na Albânia, na Espanha ou em Portugal, onde o slogan da greve geral está na boca de todos, a juventude se levanta contra governos cada vez mais ricos e autoritários. Nas ruas de Paris, sobretudo, coros improvisados entoavam A Marselhesa, mas também “O povo unido jamais será vencido”, A Internacional e “Va, pensiero”, o coro dos escravos hebreus de Nabucco, de Verdi, sob o gás lacrimogêneo. Tantas canções de emancipação carregadas das promessas das lutas do passado, como aquele slogan que ressoava com especial força naquele 17 de outubro, 65 anos após o massacre de argelinos perpetrado em Paris pela polícia do prefeito Maurice Papon, condenado em 1998 por cumplicidade em crimes contra a humanidade devido ao seu papel na deportação dos judeus de Gironda durante a Ocupação: “Somos os filhos daqueles que vocês não conseguiram afogar”.

Agora que foi convocada uma jornada de ação interprofissional para o dia 5 de novembro, Olivier Besancenot repassa com você essa etapa, suas raízes históricas — desde a Revolução Francesa até a Comuna de Paris — e as razões para acreditar nela. Entrevista realizada por Stefanie Prezioso em 20 de outubro de 2026 [Red. Marx21].

Stefanie Prezioso: O que há de novo e surpreendente na mobilização social da juventude na França e na união que se formou com outros setores da sociedade em torno da questão do poder aquisitivo, em 17 de outubro, que remete à crise da reprodução social?

Olivier Besancenot: O que há de novo e surpreendente na mobilização de 17 de outubro e na união que se formou é que ela está ocorrendo fora dos marcos tradicionais.

Já havíamos visto antes explosões sociais, fossem elas setoriais ou temáticas, que evidentemente escapavam ao controle das organizações do movimento operário, fossem elas sindicais, sociais ou políticas; os coletes amarelos, por exemplo. Mas o fato de começar a se formar uma união, fora desses marcos, entre setores completamente diferentes da sociedade, com o apoio e a participação — implícita ou explícita — de certas estruturas, isso, pelo que me lembro, nunca havia sido visto.

Isso explica, por um lado, a surpresa que pegou o poder político desprevenido, mas também destaca os limites do movimento no que diz respeito à sua organização democrática. Acredito que isso remeta, na verdade, à crise global em que vivemos, que é também uma crise das organizações do movimento operário, a uma evolução da sociedade e a um novo tipo de proletariado que, de fato, está surgindo por meio desse tipo de experiência.

Você costuma mencionar a Revolução Francesa e a Comuna de Paris, com suas aspirações sociais e democráticas impulsionadas pelas classes populares, para refletir sobre o que estamos vivendo hoje. Por que essas referências históricas são tão importantes?

É verdade que minha referência mais próxima sempre foi a Comuna de Paris de 1871, muito mais do que a Revolução Francesa, que estou aprendendo a descobrir — ou a redescobrir — a partir das lutas, sobretudo a dos coletes amarelos. Esse movimento foi um ponto de inflexão: essa história voltou a se infiltrar na mobilização de forma subliminar… ou talvez não tanto assim. As grandes manifestações de dezembro, que subiam pela Rua de Rivoli até a Praça da Concórdia para chegar a todo custo ao Palácio do Eliseu e encontrar Macron lá, evocavam, é claro, as grandes revoltas camponesas, lideradas sobretudo por mulheres, que iam buscar o rei em seu castelo para trazê-lo de volta, por exemplo, a Paris. Sem falar da bandeira francesa, que não era apenas uma demonstração da presença das correntes de extrema direita que havia no início do movimento, nem da Marselhesa, cantada a plenos pulmões, que aprendi a ouvir de outra maneira.

Essa Marselhesa é ouvida, por exemplo, nas escolas de ensino médio, nas escolas mobilizadas, sobretudo nos bairros populares e nos subúrbios. Portanto, há uma história oculta. E quando você aprende a redescobri-la — como está acontecendo comigo neste momento, sobretudo ao ler a História da Revolução Francesa, de Jules Michelet —, compreende que, de fato, aconteceu algo extraordinário: o povo, a partir de baixo, pôs fim a séculos de dominação, de organização e ao modo de produção da monarquia, e decidiu acabar com tudo isso, e o fez em várias ocasiões: desde a tomada da Bastilha, passando pelo fato de que, em outubro de 1789, foram buscar o rei para trazê-lo de volta a Paris — um sequestro em massa como já não se vê mais —; mais tarde, o fato de decapitá-lo; e, ainda mais tarde, a organização de jornadas insurrecionais e comunalistas. Inevitavelmente, isso deixa marcas que, da minha parte, eu havia subestimado. Pertencemos a uma corrente muito marcante, profundamente marcada pelo século político que se iniciou com a Revolução de Outubro de 1917 e se encerrou em 1989, e você percebe que há algo de profundo nisso, apesar de tudo.

O que nos diz a amplitude da repressão atual na França, por parte de um governo supostamente centrista, que nada tem a invejar à do governo de extrema direita de Giorgia Meloni, sobre a aproximação entre as direitas mais ou menos extremas na Europa e no mundo?

A magnitude da repressão é, neste caso, absolutamente sem precedentes. Quanto ao número de prisões desde o início do movimento dos estudantes do ensino médio, supera amplamente até mesmo o que viveu o movimento dos Coletes Amarelos, que, por sua vez, já havia superado amplamente as mobilizações contra o Contrato de Primeira Contratação (CPE) ou as dos anos 90. De fato, os bairros populares têm sido o laboratório onde se sistematizou um dispositivo repressivo que agora está se espalhando para todos os tipos de explosões sociais. Isso nos fala, em primeiro lugar, do liberalismo e de suas medidas, que exigem uma guinada autoritária.

Em seguida, isso nos fala também sobre a fascização em curso — é assim que eu a chamo, apesar de tudo, embora o termo possa ser discutido, porque pelo menos tem o mérito de apontar o que está acontecendo: o governo de Macron já colocou em prática toda uma série de medidas, mesmo antes de a extrema direita chegar ao poder. Em julho, por exemplo, foi concedida por lei a presunção de legítima defesa às forças de segurança, algo que a extrema direita vinha reivindicando há tempo. E poderíamos citar muitos outros exemplos. Nesse processo, também fica evidente até que ponto a “Macronia” está perdendo o controle de seu próprio aparato repressivo. Portanto, há uma perda de controle da situação e, nessa corrida contra o relógio, ocorre o que Daniel Bensaïd chamava de “discordância dos tempos”: entre o tempo social, que se radicaliza, e o tempo político, que, por sua vez, está muito longe de ter chegado a esse ponto.

A mídia deu grande destaque à violência sem precedentes do dia 17 de outubro, que sem dúvida reflete uma raiva exacerbada. Mas o que mais nos surpreendeu foi ver como centenas de milhares de manifestantes convergiram por toda a França, unidos em uma mesma rejeição à injustiça social e à negação da democracia. Qual é o seu balanço desse dia?

Para fazer um balanço do dia 17, é muito importante compreender a magnitude do que está acontecendo. Eu participei dessa manifestação e nunca na minha vida tinha visto nada parecido, em termos de mobilização, determinação e mistura de pessoas de todos os tipos. Foi uma onda, uma maré humana. Evidentemente, quando você volta para casa à noite e vê como a mídia e a política dominante tratam esses acontecimentos — que, aliás, realmente ocorreram —, fica a sensação de que você não participou da mesma coisa. E isso, por enquanto, fica oculto no debate político francês, já que o que predomina é o espanto, juntamente com a instrumentalização política do que aconteceu: lojas destruídas, às vezes saqueadas.

Mas tudo isso não pode desaparecer de repente, porque há algo forte demais, profundo demais no que acabou de se manifestar, e que ainda precisamos compreender: um movimento que se organizou exclusivamente por meio das redes sociais e que, posteriormente, recebeu o apoio de várias organizações. Isso nos indica uma nova etapa, que reabre completamente o debate, repleta de novas possibilidades e que, apesar da inquietação política do momento — que persiste e paira sobre essa etapa —, deve nos dar motivos para ter esperança.

As centenas de milhares de pessoas mobilizadas certamente pensam hoje que as manifestações não bastam para derrubar um governo de mão pesada, que não hesita em decretar um toque de recolher parcial. O slogan da greve geral está na boca de todos, assim como na Espanha. O que você acha?

A mobilização vai, de fato, levar a um desfecho que, por sua própria natureza, não dá para prever. Isso ainda não acabou, porque esse movimento não vai parar: é profundo demais, está enraizado demais. Além disso, tem uma dimensão internacional. Quando olhamos além de nossas fronteiras, vemos que, no que diz respeito à juventude, estão acontecendo coisas semelhantes — ou que nos dá vontade de comparar — na Bélgica, na Itália e na Albânia. Há também o movimento que está se desenvolvendo na Espanha. Há algo, do ponto de vista geracional, que também está ocorrendo e que faz com que esse movimento não pare nem com a imposição de um toque de recolher nem com outras medidas autoritárias que, tenho certeza, não demorarão a ser adotadas — talvez até mesmo a dissolução de algumas organizações; ainda não sabemos.

O que está em jogo agora, de fato, é que o movimento operário assuma a liderança, ou seja, que a classe trabalhadora assuma a liderança. Se não houver força no número, no sentido de relembrar o lugar que os produtores e as produtoras ocupam na sociedade, então, infelizmente, não será suficiente, e não conseguiremos que essa revolta legítima dê origem a uma consciência de classe madura, baseada em vitórias parciais, ou pelo menos a uma visibilidade que nos dê motivos para acreditar nisso. É isso que está em jogo por trás do lema da greve geral. Foi convocada uma jornada de ação interprofissional para o dia 5 de novembro: o que está em jogo agora é que os trabalhadores e trabalhadoras deste país não sejam meros espectadores do que está acontecendo, que não fiquem paralisados pela situação, sobretudo porque ainda há áreas de incerteza.

Fala-se de mortos nas manifestações, sem que haja uma explicação completa; apresentam-se depoimentos, levantam-se teses e hipóteses, mas já chegamos a esse nível de gravidade. Portanto, estamos apenas no começo e, é claro, estamos ansiosos para ver o que o futuro nos reserva, embora, por outro lado, nos sintamos extremamente — como dizer? — oprimidos pela inquietação política do momento, pois vemos que todos os ingredientes desta época, desta época tão complicada em que vivemos, estão reaparecendo.


TV Movimento

Revista Retomada estreia com debate sobre fascismo

Em entrevista para a TVT, Vladimir Safatle fala sobre a nova revista Retomada, publicada em iniciativa conjunta do MES-PSOL, intelectuais e artistas da esquerda socialista

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre
Editorial
Israel Dutra | 15 out 2026

A última palavra

A última palavra contra a extrema direita não foi dada e a mobilização por Lula 13 tem um só sentido: apostar na vitória!
A última palavra
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores