Por que ingressamos no MES/PSOL?

Carta de adesão ao MES/PSOL de militantes da região do ABC (São Paulo).

Viemos de diferentes caminhos, histórias e nos encontramos nas lutas pelos nossos direitos. Agora, decidimos dar um passo conjunto de ousadia e unidade política dos debaixo.

Vivemos tempos duros. A eleição de Bolsonaro colocou na presidência uma articulação empresarial, militar e ultraconservadora, que tratora direitos sociais, trabalhistas, ataca os espaços democráticos da classe trabalhadora e aumenta a violência. Cresce o desemprego e os subempregos, aumenta a concentração de capital, os monopólios e os salários caem para taxas de lucro dos grandes empresários se manterem.

Para enfrentar esse cenário trilhamos agora um caminho conjunto com os companheiros e companheiras do Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL).

Porém, mais do que resistir, queremos semear uma alternativa para o futuro do Brasil e do ABC. Para isso, precisamos acertar as contas com o passado recente e construir um projeto que supere as limitações do programa dos governos petistas. Não há mais espaço para negociação com nossos exploradores, é tempo de defender um projeto radical, democrático e socialista. É tempo de fortalecer nosso partido como alternativa política a esse sistema falido. Esse projeto deve ser construído pelos(as) protagonistas da nossa história: pelas mulheres, negros e negras, trabalhadores e trabalhadoras, juventude, LGBTs, ativistas ambientais e outros.

Passa, também, por enfrentar nas ruas o projeto tucano de privatização, desmonte do patrimônio público, desindustrialização e perdas de empregos da nossa região.

É por essas razões que entramos no MES, sabendo das dificuldades do presente, das nossas trajetórias distintas e até mesmo de divergências do passado, mas com o otimismo da vontade pela construção do socialismo.

Beatriz Alves Ensinas – São Caetano do Sul

Beatriz Carvalho da Silva – Santo André

Bruna Chamas Biondi – São Caetano do Sul

Camilo de Araújo Sousa – São Caetano do Sul

Gabriela Cristina Cavalcante – São Caetano do Sul

Matheus Garcia Boniolo – Santo André

Paulo Sérgio de Araújo Pereira – São Caetano do Sul

Pedro Henrique Teruji Jerônimo Minamidani – São Caetano do Sul

Pedro Mendonça Castelo Branco – São Caetano do Sul

Sandro Vinícius Ortega Nicodemo – Santo André


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão