Diante da crise política aberta em Itaipu, uma saída popular e internacionalista

Sobre a recente crise que envolve o acordo bilateral entre Brasil e Paraguai.

Israel Dutra e Luciano Iranzo 13 ago 2019, 12:38

Uma profunda crise

Os presidentes Bolsonaro e Mario Abdo Benitez assinaram, em 24 de Maio de 2019, uma ata bilateral que modificava por completo os termos do acordo de Itaipu. A revelação dos itens do acordo gerou uma profunda crise política no Paraguai. Os altos custos que deveriam ser pagos pelo Estado Paraguaio fizeram saltar uma ampla indignação popular e a acusação sobre o presidente, seu vice e seus negociadores de “traição à pátria”. 

A crise que colocou em xeque a própria manutenção do governo levou a anulação da ata e a demissão de todo corpo de funcionários e ministros envolvidos. Novas revelações sobre benefícios pessoais, sobre o papel do partido de Bolsonaro, o PSL, nas negociações e perspectiva de novo pedido de impeachment de Mario Abdo demonstram que não está encerrada a tempestade política que assola as negociações sobre Itaipu. Uma longa história que está longe de terminar.

Itaipu

Em Julho de 1965 a ditadura brasileira com Castelo Branco, a cabeça invade Puerto Renato um território que se encontrava em demarcação limítrofe desde o conflito da tripla aliança, há alguns anos o governo brasileiro começara a realizar estudos da potencialidade hidroelétrica de toda a região, a comissão de limites paraguaia da região foi detida, e entre os detidos se encontrava Conrado Papalardo, um homem muito próximo ao ditador colorado, Alfredo Stroessner.

Nesse marco, em junho de 1966, o então chanceler paraguaio Sapena Pastor e o chanceler brasileiro Juracy Magalhães assinam a ata de Foz de Iguaçu. Em abril de 1973, a assinatura do tratado de Itaipu, pode-se dizer que Itaipu é produto de uma invasão militar.

Itaipu é a maior produtora de energia limpa do mundo, com uma capacidade instalada de 14 000 MW, em 20 turbinas, encontra-se na fronteira compartilhada entre Paraguai e Brasil, tem um nível de eficiência altíssimo, uma obra de engenharia magnífica que responde aos interesses da burguesia brasileira e internacional, mas não aos interesses do povo paraguaio nem brasileiro.

Depois de assinar o tratado o governo paraguaio deixa de reclamar os territórios invadidos e esses territórios passarem a estar em condomínio, isso segue assim até hoje em dia, desde Salta do Guaira, todo o Rio Paraná, inclusive Itaipu se encontram em condomínio, que segundo o artigo 18 do corpo central do tratado lhe outorga a possibilidade de invasão a qualquer um dos estados, a fim de assegurar o cumprimento do tratado, não só da represa, mas de todos os territórios que se encontram em condomínio.

Entre a assinatura da ata e o tratado com o governo brasileiro, ocorreu a eliminação de uma palavra que alterou bastante a equação para o outro lado do Rio. No Artigo 13 do corpo central do tratado:

A energia produzida pelo aproveitamento hidrelétrico a que se refere ao Artigo I será dividido em partes iguais entre os dois países, sendo reconhecido a cada um deles o direito de aquisição, na forma estabelecida no Artigo XIV, da energia que não seja utilizada pelo outro país para seu próprio consumo.”

A ata inicial fala de direito preferencial de aquisição. Ao eliminar a palavra “preferencial”, o Paraguai fica impedido de dispor da energia que não utiliza, e segundo o Anexo C do tratado deve ceder a energia não-utilizada ao Brasil. A Cessão é realizada a um preço irrisório de 10 usd m/h quando no mercado oscila desde 55 usd m/h a 120 usd m/h. Se o Paraguai conseguisse vender a energia ao preço de mercado, poderíamos falar de 1,5 bilhão de dólares por ano numa cifra que representa 3% de seu PIB de 2018.

Só colocamos o Rio

No Paraguai nos querem fazer crer desde os setores poderosos que somente contribuímos com o rio. Se isso é verdade, por que seguimos pagando com nossas faturas de serviços elétricos, quase 50 anos depois uma dívida que submete todos os dias milhões de trabalhadores paraguaios e brasileiros, já que a tarifa de Itaipu quase em 65% corresponde ao pagamento da dívida. Uma dívida que segundo especialistas já foi paga muitas vezes, e que seu cronograma de pagamentos vence em 2022.

Dívida que no início era de 3,5 bilhões para o término da hidrelétrica e que, graças ao superfaturamento e outros fatores, cresceu 40 vezes em seu valor inicial. Embora o primeiro empréstimo tenha sido feito através da Eletrobrás, essa não quer dizer que o povo trabalhador não pague a dívida já que como foi denunciado muitas vezes os centros comerciais, indústrias, etc, recebem subsídios nas tarifas de serviços de eletricidade. Eletrobrás num período vendeu energia às indústrias brasileiras e estrangeiras instaladas no Brasil a um preço abaixo do produzido e este subsídio às grandes indústrias caía e cai nas costas dos trabalhadores.

Em 1994, graças a uma grande inflação, o Brasil decide mudar sua moeda de Cruzeiro para Real. Isso também foi absorvido pela dívida de Itaipu, algo em torno de 5 bilhões de dólares. Em 1997, Wasmosy e FHC assinam o acordo pelo qual se cobrariam juros sobre juros, uma dupla indexação.

Este acordo esteve vigente durante 10 anos e acredita-se que a dívida teve um salto grande nesse período. O montante final para 2022, segundo especialistas pode chegar a 80 bilhões que pagaremos todos os trabalhadores, os quais não somente contribuímos com o rio como também com centenas de mortos durante a construção da usina.

Um governo frágil em crise

Há tempos discutimos com os companheiros sobre a fragilidade do Partido Colorado, o qual passou de um partido que dirigia um grande setor da sociedade a um partido meramente eleitoral. A crise não se restringe ao Partido Colorado, mas alcança também o regime em sua totalidade.

A crise do governo de Mario Abdo nos leva ao mesmo debate, já que este tipo de acordo foi levado a cabo mais de uma vez na história e nunca o Partido Colorado acusou o golpe como desta vez.

Em maio deste ano foi assinado um acordo pelo qual o Paraguai já não podia comprar energia excedente, mas teria que comprar energia contratada que tem preço elevado em relação à energia excedente, já que a energia contratada tem custo aproximado de 41 usd M/H e a energia excedente tem um custo que oscila entre 30 a 35 usd M/H.

Pelo acordo assinado por Bolsonaro e Abdo, o Paraguai se comprometia a comprar mais energia contratada e ir baixando o consumo de energia excedente. Isso teria um impacto de 250 milhões de dólares neste ano e isso iria aumentar com o passar dos anos.

A assinatura da ata sai à luz pela renúncia de um dos diretores da ANDE, ente encarregado de administrar o serviço de energia no Paraguai. Uma vez conhecidos os motivos da renúncia de Fabian Caceres, ex-diretor da ANDE, a imprensa e o movimento de massas começa a questionar todo o governo. O governo acusa a imprensa de manipular os fatos, mas ata vem à luz e nela não há nenhum benefício para o povo paraguaio ou para o melhor preço de compra da energia. Ante tudo isso, Mario Abdo faz um discurso no qual se refere aos paraguaios como “ladrões” e “cobradores de pedágio” e o mal-estar só aumenta. Começam as primeiras manifestações. Vêm à tona áudios nos quais ficam muito expostos o embaixador paraguaio no Brasil e o chanceler, já que os técnicos da ANDE não conheciam o acordo que estavam por assinar. Estes técnicos se nega a assinar a ata e são convidados a sair da reunião na qual ficam os técnicos da Eletrobrás e diplomatas brasileiros e paraguaios. A ata é assinada dessa maneira.

No domingo à noite, o chanceler Castiglioni numa coletiva de imprensa expressa que foi uma manipulação da imprensa e uma operação midiática, e que vão recuar da assinatura da ata. No outro dia, renuncia não só o ministro de Relações Exteriores, Luis Castiglioni, mas também o embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Saguier, e também o titular de Itaipu e amigo do presidente, Jose Alderete, além do novo titular da ANDE, Alcides Jimenez.

Na quinta-feira, 1 de agosto, acreditava-se ter o número suficiente para um juízo político de Mario Abdo e seu vice-presidente Velazques, já que foi este que manejou todas as negociações. Ao final não se apresenta o pedido, pois senadores de partidos pequenos como Hagamos, Patria Querida, Partido Democrata Progresista, sempre funcionais ao poder não apoiam o juízo político. Políticos e lideranças de centro-esquerda, como o ex-presidente Lugo, deposto por um golpe institucional anos atrás, não cumprem um papel ativo na denúncia e no chamado à mobilização, apostando no desgaste do clã dos Colorados para capitalizar no terreno eleitoral.

O papel do governo brasileiro

Além da destruição que Bolsonaro e seu clã organizam do patrimônio nacional, seus aliados próximos querem utilizar da força para seguir oprimindo povos vizinhos e fazendo valer seus negócios pessoais. A relação servil e subordinada que mantêm com Trump e os Estados Unidos é inversamente proporcional à política externa na América do Sul. Acossando países como a Venezuela e ampliando a extorsão sobre as riquezas do Paraguai, Bolsonaro quer fazer do Brasil um enclave trumpista no continente para melhor manejar seus próprios negócios.

A empresa que está à frente das negociações se chama LEROS e seu representante não é nada menos que o empresário Alexandre Giordano, suplente do Senador Olímpio, líder do PSL na Câmara Alta. Os partidos de oposição no parlamento paraguaio já protocolaram o pedido de uma CPI sobre o lugar de Giordano e da Leros nas negociações. O povo brasileiro em nada se beneficia, tendo que pagar altas tarifas de eletricidade enquanto as grandes indústrias paulistas tem benefícios e privilégios.

Uma saída popular e de integração democrática dos povos do Brasil e Paraguai

O problema de Itaipu não será resolvido com novas negociatas. Apenas uma campanha entre os movimentos sociais de ambos países pode gerar condições para outros marcos de relação. O governo de Bolsonaro não tem qualquer vocação democrática, apenas se movendo por seu ideário autoritário e ultraliberal. A crise econômica vai arrastar ambos países para um redemoinho de regressão social, miséria e espoliação.

O governo paraguaio segue ocultando os termos que pode negociar, deixando para tratados secretos e escusos, as cláusulas que definem a distribuição dos recursos energéticos. A ira popular pode desatar em novos conflitos, reativando a luta social e seguir colocando o governo de Mario Abdo na defensiva. 

Diante dos novos acontecimentos, cabe a esquerda social construir parâmetros internacionalistas para lutar contra a opressão histórica que o governo brasileiro impõe ao povo paraguaio. A começar por novas regras para Itaipu, o cancelamento da suposta dívida( a verdadeira dívida histórica é a do Brasil) e as condições livres para o Paraguai poder gerir sua política energética. A luta popular deve construir uma ponte entre a indignação dos dois lados da fronteira.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão