Disponível em PDF a nova edição da Revista Movimento – “Ecossocialismo” e “Pandemia de coronavírus: primeiras análises”

Disponível em PDF a nova edição da Revista Movimento – “Ecossocialismo” e “Pandemia de coronavírus: primeiras análises”

Disponibilizamos a nossa militância, aos amigos e ao público em geral a nova edição da Revista Movimento.

Revista Movimento 26 mar 2020, 10:54

Disponibilizamos a nossa militância, aos amigos e ao público em geral a nova edição da Revista Movimento. Por conta das medidas de isolamento social e como estímulo ao debate e à formação de nossas e nossos camaradas, ofereceremos excepcionalmente esta edição em formato PDF gratuito.

Clique para baixar o PDF da Revista Movimento n.16

Na décima sexta edição, estão disponíveis dois dossiês. No primeiro, sobre o ecossocialismo, podem-se se encontrar, as recentes teses ecossocialistas de Michael Löwy, além de uma entrevista com o sociólogo e dirigente da IV Internacional. Também publicamos uma longa entrevista com nosso camarada Zé Rainha, dirigente da FNL, sobre sua trajetória de luta e os desafios dos socialistas no Brasil; uma entrevista com Antônia Cariongo, dirigente quilombola e do PSOL-Maranhão; e artigos de Luiz Fernando Santos, sobre a lógica marxista e a Amazônia, e de Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL.

O segundo dossiê traz algumas análises iniciais sobre a pandemia de coronavírus. Há artigos de Mike Davis e Daniel Tanuro; documentos do MES e do Bureau da IV Internacional; além de uma densa análise de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto e de um artigo do camarada Bruno Magalhães.

A seção de depoimentos traz um instigante artigo de Pedro Fuentes sobre a história de seu irmão Luis Pujals, o primeiro desaparecido político da história da Argentina. Já a seção internacional traz uma análise do sociólogo William I. Robinson sobre a situação latino-americana.

Nas próximas semanas, organizaremos atividades de lançamento da Revista Movimento n. 16. A primeira será uma live com Zé Rainha, dirigente da FNL, nesta sexta-feira 27/3 às 18 horas. Acompanhem pela página da Revista Movimento no Facebook.

Boa leitura!


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
“Enquanto os efeitos sanitários e econômicos da Covid-19 seguem fazendo-se sentir, escancarando a crise global do capitalismo, as lutas na América Latina começam a apresentar importantes conquistas no enfrentamento da extrema-direita continental. Na Bolívia, após meses de enfrentamentos e mobilização popular, a contundente vitória da chapa do MAS pôs fim ao governo ilegítimo e reacionário de Jeanine Áñez. No Chile, após as multitudinárias manifestações de 2019, o plebiscito levou a uma vitória esmagadora em favor de uma nova constituição elaborada por assembleia exclusiva. Na campanha eleitoral estadunidense em curso, está em jogo a possibilidade de derrotar o trumpismo, que anima movimentos neofascistas e racistas naquele país e em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as eleições municipais brasileiras abrem a possibilidade de construir uma alternativa nas cidades que contribua para isolar e derrotar o bolsonarismo. A décima oitava edição da Revista Movimento debruça-se sobre esses processos de mobilização nas ruas e de enfrentamento eleitoral em curso”.