94 anos de Milton Santos

Geógrafo foi um dos maiores pensadores marxistas brasileiros de seu tempo.

Prof. Josemar Carvalho 4 maio 2020, 15:11

Milton Santos é certamente um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. É um sem dúvida uma referência mundial na geografia e no pensamento critico. Negro, baiano, ganhador do Nobel de Geografia é uma grande expressão de vida e sensibilidade.

É impossível não cita-lo quando se refere a globalização, urbanização, desigualdade social e regional brasileira. Sua vasta obra é de uma riqueza incomensurável. Seu livro “O Espaço Dividido” (1979) é um clássico mundial discutindo a economia dos países periféricos no sistema capitalista. A “Natureza do Espaço” (1996) é um livro que apresenta seu método de análise cientifico. Cada frase deste livro é um estudo profundo. “Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal” é uma célebre critica ao capitalismo e ao seu modo operante.

Em junho de 2001, Milton Santos nos deixou. Mas o seu pensamento e obra o imortalizou. Esta é a minha homenagem a este nobre intelectual brasileiro, pouco popular no Brasil, muito premiado e reconhecido nos meios acadêmicos internacionais pela valiosa obra que realizou em defesa dos pobres e dos trabalhadores.

Por uma outra Globalização!!! Milton Santos Vive!!!

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1585602664960036&id=176193939234256


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 24 abr 2026

Lula e Trump: um debate inevitável

Não há nenhuma possibilidade de vitória real contra a extrema direita sem levantar a bandeira da soberania e parar a mão de Trump
Lula e Trump: um debate inevitável
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores