FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)
Foto: FNL PR

FNL ergue a bandeira da luta pela moradia em área urbana de Ponta Grossa (PR)

A FNL-PR ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa.

Nathália Bittencurt 8 dez 2021, 09:19

No último sábado (4), a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade ocupou uma grande área na cidade de Ponta Grossa, município localizado a cerca de 100 km da capital paranaense. A ocupação é a primeira iniciativa da FNL no estado, coordenada por Leandro Dias, que também lidera o PSOL no Paraná, e os militantes Moreno e Luciano, também coordenadores da FNL. Num primeiro momento, o acampamento contava com 60 famílias, e agora já chega a 300 famílias construindo a ocupação. 

Foto: FNL PR

A área ocupada está prevista para a moradia popular, porém as obras foram abandonadas com apenas 20% das casas concluídas. O custo para o loteamento foi de R$ 6,8 milhões, através de recursos vindos do governo federal. O território permaneceu esquecido pelo poder público por dez anos, sem aplicação integral do recurso financeiro. Agora, as famílias organizadas pela Frente Nacional de Luta decidiram construir acampamentos para pressionar a prefeitura e o estado pela retomada das políticas públicas.

A companhia de habitação de Ponta Grossa, a PROLAR, recebe uma fila de 23 mil famílias de baixa renda que aguardam uma política de habitação popular efetiva. Porém, para dificultar ainda mais a situação da população, a PROLAR está prestes a ser extinta, em decorrência de uma reforma administrativa que deve ocorrer no município.

A ocupação recebeu o nome de Ericson John Duarte, em homenagem a um ativista negro vítima da Covid-19. O coordenador nacional da FNL, Zé Rainha, comemora o começo da história da Frente no estado do Paraná:

  • “Se quisermos derrotar a burguesia precisamos construir a luta de classe, construir a aliança com todas as forças políticas que querem fazer a mudança na sociedade. Não temos outro caminho a seguir, nossa tarefa é lutar e construir o movimento de massa no campo e na cidade. Logo vamos erguer a nossa bandeira em todo o território brasileiro.” – afirmou Zé Rainha
Foto: FNL PR
Foto: FNL PR

TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores