Luciana Genro fará audiência pública sobre projeto de cotas para pessoas trans em universidade
Luciana Genro propôs cotas para trans na UERGS

Luciana Genro fará audiência pública sobre projeto de cotas para pessoas trans em universidade

Deputada estadual dialoga com coordenação da UERGS em busca de criação de políticas afirmativas

Mandato Luciana Genro 5 nov 2024, 09:08

Foto: Ascom Luciana Genro

Autora do projeto de lei que busca garantir ações afirmativas para pessoas transexuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Luciana Genro (PSOL) se reuniu com representantes da coordenação da universidade para tratar da proposta. A pró-reitora de Ensino, Percila Almeida, e a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Rita Basso, relataram que a universidade tem a intenção de promover uma ampla revisão no sistema de ações afirmativas.

“O meu projeto de lei busca suprir uma necessidade histórica das pessoas transexuais de terem mais oportunidades de estudo, o que lhes é constantemente negado em uma sociedade transfóbica. O diálogo com a universidade é fundamental para promovermos essa mudança da melhor forma possível”, avaliou Luciana Genro. 

O PL atualmente tramita na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde a parecerista é a deputada Laura Sito. Atualmente, a UERGS tem apenas cotas voltadas para pessoas negras e indígenas hipossuficientes, o que as gestoras avaliam que não contempla todos os grupos que devem ser alvo das ações afirmativas.

 “A UERGS tem um perfil de acolher quem não tinha direito ou acesso ao ensino superior. Então as ações afirmativas são fundamentais”, colocou Percila.

Elas também apontaram a necessidade de se criar políticas de permanência destes estudantes. Um diálogo amplo será realizado dentro da universidade durante o ano de 2025 e, neste sentido, Luciana Genro pretende promover uma audiência pública sobre seu projeto em consonância com os planos da UERGS.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"