Luciana Genro fará audiência pública sobre projeto de cotas para pessoas trans em universidade
Luciana Genro propôs cotas para trans na UERGS

Luciana Genro fará audiência pública sobre projeto de cotas para pessoas trans em universidade

Deputada estadual dialoga com coordenação da UERGS em busca de criação de políticas afirmativas

Mandato Luciana Genro 5 nov 2024, 09:08

Foto: Ascom Luciana Genro

Autora do projeto de lei que busca garantir ações afirmativas para pessoas transexuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Luciana Genro (PSOL) se reuniu com representantes da coordenação da universidade para tratar da proposta. A pró-reitora de Ensino, Percila Almeida, e a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Rita Basso, relataram que a universidade tem a intenção de promover uma ampla revisão no sistema de ações afirmativas.

“O meu projeto de lei busca suprir uma necessidade histórica das pessoas transexuais de terem mais oportunidades de estudo, o que lhes é constantemente negado em uma sociedade transfóbica. O diálogo com a universidade é fundamental para promovermos essa mudança da melhor forma possível”, avaliou Luciana Genro. 

O PL atualmente tramita na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde a parecerista é a deputada Laura Sito. Atualmente, a UERGS tem apenas cotas voltadas para pessoas negras e indígenas hipossuficientes, o que as gestoras avaliam que não contempla todos os grupos que devem ser alvo das ações afirmativas.

 “A UERGS tem um perfil de acolher quem não tinha direito ou acesso ao ensino superior. Então as ações afirmativas são fundamentais”, colocou Percila.

Elas também apontaram a necessidade de se criar políticas de permanência destes estudantes. Um diálogo amplo será realizado dentro da universidade durante o ano de 2025 e, neste sentido, Luciana Genro pretende promover uma audiência pública sobre seu projeto em consonância com os planos da UERGS.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores