Obrigado, Bernie Sanders

O legado mais importante da revolução política de Sanders tem sido fazer do socialismo uma força na política dos EUA.

16 abr 2020, 17:00

“Se vai haver guerra de classes neste país, já é hora da classe trabalhadora ganhar essa guerra”.

Essas foram as palavras de Bernie Sanders durante a campanha em agosto passado, quando ele se propôs a tentar ganhar a presidência. Se você dissesse em 2015 que este tipo de política ganharia duas vezes milhões de votos em uma eleição nacional na América, ninguém teria acreditado em você.

Antes de Bernie Sanders, o socialismo na América não estava apenas nas margens, ele tinha sido quase exterminado. O radicalismo de esquerda do início do século XX – da militância sindical e da ascensão da IWW às campanhas de Eugene Debs, Woody Guthrie, Paul Robeson e a Frente Popular durante a Segunda Guerra Mundial – foi amplamente arrancado da vida americana pelos expurgos de Joseph McCarthy nos anos 40 e 50. Quando o Movimento dos Direitos Civis surgiu, socialistas como Bayard Rustin, e até o próprio Martin Luther King Jr., foram forçados a esconder suas cores.

Bernie Sanders tornou possível dizer que você era um Vermelho novamente na América. Desde o início de sua primeira campanha presidencial, em 2015, ele usou com orgulho o rótulo de “socialista democrático”, falou abertamente sobre o capitalismo e dispensou os banalidades liberais sobre as classes médias para se referir diretamente aos trabalhadores como o eleitorado para sua campanha. Nos próximos dias e semanas haverá muitas tentativas de dizer que esta foi a razão pela qual ele perdeu, que deveria ter moderado ou usado uma terminologia mais confortável. Mas a verdade é que esta determinação de romper com décadas de ortodoxia política na América fez de Bernie Sanders uma figura histórica cujo nome será lembrado muito depois do fim desta campanha.

Embora isso seja muitas vezes esquecido, Bernie Sanders sempre foi um de nós. Muitos dos jovens ativistas que foram politizados ao seu lado nos tumultos dos anos 60 caíram no liberalismo dominante. Bernie não o fez. Ele entrou para a Liga dos Jovens Socialistas, a ala juvenil do sucessor do Partido Socialista de Eugene Debs, e se envolveu em lutas anticapitalistas. Ele cresceu em um Brooklyn que ainda tinha conexões com um passado mais radical, particularmente para os filhos de imigrantes judeus; a uma época em que os saboneteiros iídiches provocavam revolta nas esquinas das ruas e judeus socialistas como Meyer London eram eleitos para o Congresso. Já nos anos 30, o Partido Trabalhista Americano, apoiado por trabalhadores do vestuário judeu, desfrutava de considerável poder político na cidade.

Mas foi em Vermont que Bernie Sanders realmente fez da política socialista a sua. No início dos anos 70, ele entrou para o Sindicato Socialista da Liberdade e gradualmente se tornou uma figura política de todo o estado. O programa do partido não foi aquecido pelo liberalismo. Ele representava um imposto de 100% sobre os mais ricos da América. “Sou a favor da propriedade pública de serviços públicos, bancos e grandes indústrias”, disse ele à Burlington Free Press enquanto fazia campanha nas eleições governamentais de 1976 – observações pelas quais foi atacado durante essa campanha presidencial, mas que nunca renegou.

Embora Bernie Sanders tenha deixado a União da Liberdade para seguir um caminho independente que o levaria a se tornar prefeito de Burlington, ele nunca abandonou sua política socialista. Em 1979 ele fez um documentário sobre a vida de Eugene Debs, o último socialista a vencer o apelo popular em massa em uma eleição presidencial. Nos anos 80, além de se tornar um prefeito extremamente popular, Sanders doou tempo considerável para se opor à contra-guerra ilegal de Reagan na Nicarágua, aos esquadrões da morte apoiados pelos EUA em El Salvador, e ao genocídio na Guatemala.

Mais uma vez, ele foi atacado por causa disso durante as recentes campanhas presidenciais. E, mais uma vez, ele se recusou a ceder, contando ao New York Times:

“Fiz o meu melhor para parar a política externa americana, que durante anos derrubou governos na América Latina e instalou regimes fantoches.”

Bernie Sanders não era, em outras palavras, uma figura da política norte-americana dominante que foi radicalizada ou empurrada pelas circunstâncias. Ele não passou seus anos anteriores, como Elizabeth Warren passou, como um jovem republicano. Ele não veio de uma dinastia liberal rica como Franklin Delano Roosevelt. Nem simplesmente adotou um discurso populista folclórico fora dos cálculos eleitorais, como John Edwards em 2008.

Bernie Sanders tem sido um rebelde vitalício contra o capitalismo – alguém que passou décadas envolvido no trabalho cuidadoso de construir uma carreira política que tanto melhoraria a vida das pessoas trabalhadoras quanto representaria uma ameaça a um sistema que as explorava. Em suas campanhas presidenciais, ele poderia ter escolhido um caminho mais fácil para a presidência, que não levantasse questões sistêmicas fundamentais nem defendesse a América trabalhadora contra a máquina milionária corporativa que dirige o Partido Democrata. Ao invés disso, ele optou por abrir um espaço para o socialismo.

Seus críticos dirão que Bernie Sanders foi espancado duas vezes nas primárias democratas. Isso é verdade. Depois de mais de uma geração na qual o trabalho foi derrotado e a esquerda foi lançada à margem, Bernie Sanders foi incapaz de construir um movimento que pudesse derrotar a classe dominante mais poderosa do mundo. Mas ele chegou perto. Depois das primárias de Nevada, ele pareceu ganhar a indicação – até que as forças políticas, empresariais e da mídia combinadas da elite liberal fecharam a porta.

O que os políticos nunca vão entender sobre Bernie Sanders é que, ao longo de sua carreira, ele viu a política como algo mais do que a luta de premiação. Ele entendeu que o verdadeiro poder político veio através da organização das pessoas da classe trabalhadora e da construção de um movimento. Por isso ele passou os últimos cinco anos construindo não apenas uma campanha, mas uma revolução política. E essa revolução tem muitos legados – desde a eleição de figuras como Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar e Rashida Tlaib até o crescimento dos Socialistas Democratas da América na maior organização socialista dos Estados Unidos desde os anos 30; e da adoção generalizada de leis de salário mínimo de 15 dólares e do crescimento dos movimentos Medicare for All e Green New Deal até a adesão dos sindicatos de esquerda como o National Nurses United e o American Postal Workers Union.

Mas o legado mais importante da revolução política de Bernie Sanders tem sido fazer do socialismo uma força na política americana mais uma vez. A maioria dos jovens apoiadores de Bernie teria que voltar aos dias dos bisavós pela última vez que alguém poderia dizer isso. É uma conquista verdadeiramente extraordinária. Agora, a maioria dos jovens da América – América! – preferem o socialismo ao capitalismo. Obrigado, Bernie Sanders. Por tudo

Artigo originalmente publicado na Jacobin Magazine. Reprodução da versão traduzida pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão