Nota de repúdio às declarações do vereador Valter Nagelstein a parlamentares negros
Cada vez mais negras e negros terão mais espaço de poder, fruto de uma luta árdua, contínua e sem recuos.
O Movimento Vidas Negras Importam e o Coletivo Juntos Negras e Negros vêm prestar solidariedade aos parlamentares negr@s eleit@s que foram atacados preconceituosamente pelo vereador de extrema direita e ex-candidato em fim de mandato Valter Nagelstein. O caso ocorreu após vazamento de um áudio do parlamentar onde este manifesta sua insatisfação com a ampliação de vagas por parte da esquerda na câmara municipal da capital.
Todavia, o que causou indignação por parte da comunidade negra foi que Nagelstein mostrou que sua insatisfação também adveio da cor da pele d@s parlamentares eleit@s, não só pelos posicionamentos políticos dos mesmos.
Para nós, do Coletivo Juntos Negras e Negros e do Movimento Vidas Negras Importam, essa é a forma mais nítida de como uma parcela da elite branca deste país enxerga as instituições e a política. Ou seja, como um lugar de exclusividade de um tipo normativo que se nega a dividir os espaços públicos de poder. De nossa parte, temos a convicção de que isso demonstra desespero e despreparo, com um forte tom de autoritarismo.
Felizmente, a maioria dos eleitores norte-americanos desaprovaram a política alicerçada no ódio ao não darem mais quatro anos de mandato para Donald Trump. A derrota de Trump, também se deu pela forte luta negra. Aqui no Brasil, o bolsonarismo teve uma derrota importante dos seus principais candidatos, mostrando que o conservadorismo demonstra sinais de fraqueza.
O fato é que cada vez mais negras e negros terão mais espaço de poder, fruto de uma luta árdua, contínua e sem recuos.
O passado patriarcal e escravagista persiste em permanecer. Mas a onda democrática o varrerá do presente e, sobretudo, do futuro.
VIDAS NEGRAS IMPORTAM!
RACISTAS NÃO PASSARÃO!
Porto Alegre, 18 de novembro de 2020.