Nota de repúdio às declarações do vereador Valter Nagelstein a parlamentares negros

Cada vez mais negras e negros terão mais espaço de poder, fruto de uma luta árdua, contínua e sem recuos.

18 nov 2020, 12:29

O Movimento Vidas Negras Importam e o Coletivo Juntos Negras e Negros vêm prestar solidariedade aos  parlamentares negr@s eleit@s que foram atacados preconceituosamente pelo vereador de extrema direita e ex-candidato em fim de mandato Valter Nagelstein. O caso ocorreu após vazamento de um áudio do parlamentar onde este manifesta sua insatisfação com a ampliação de vagas por parte da esquerda na câmara municipal da capital.

 Todavia, o que causou indignação por parte da comunidade negra foi que Nagelstein mostrou que sua insatisfação também adveio da cor da pele d@s parlamentares eleit@s, não só pelos posicionamentos políticos dos mesmos.

Para nós, do Coletivo Juntos Negras e Negros e do Movimento Vidas Negras Importam, essa é a forma mais nítida de como uma parcela da elite branca deste país enxerga as instituições e a política. Ou seja, como um lugar de exclusividade de um tipo normativo que se nega a dividir os espaços públicos de poder. De nossa parte, temos a convicção de que isso demonstra desespero e despreparo, com um forte tom de autoritarismo.

Felizmente, a maioria dos eleitores norte-americanos desaprovaram a política alicerçada no ódio ao não darem mais quatro anos de mandato para Donald Trump. A derrota de Trump, também se deu pela forte luta negra. Aqui no Brasil, o bolsonarismo teve uma derrota importante dos seus principais candidatos, mostrando que o conservadorismo demonstra sinais de fraqueza.

O fato é que cada vez mais negras e negros terão mais espaço de poder, fruto de uma luta árdua, contínua e sem recuos.

O passado patriarcal e escravagista persiste em permanecer. Mas a onda democrática o varrerá do presente e, sobretudo, do futuro.

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

RACISTAS NÃO  PASSARÃO!

Porto Alegre, 18 de novembro de 2020.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão