Hong Kong: parem a perseguição contra os combatentes da liberdade!

A liberdade de expressão através da fala ou manifestação é a única maneira dos fracos e oprimidos corrigirem os erros que lhes são cometidos

Union syndicale Solidaires 28 abr 2021, 16:19

Na sexta-feira, 16 de abril, entre 8 e 18 meses de prisão, cinco destacados opositores de Hong Kong foram entregues por seu envolvimento nos protestos em massa que ocorreram em 18 e 31 de agosto de 2019 em Hong Kong.

Eles incluíram: Lee Cheuk-yan, Secretário Geral da Central Sindical do Trabalho HKCTU (14 meses), Leung Kwok-hung (apelidado de “Cabelo Longo”) da Liga dos Sociais-Democratas (18 meses). Cinco outras pessoas receberam sentenças suspensas similares.

E a repressão não para por aí. Outro julgamento está previsto para acontecer em breve contra 47 figuras proeminentes da oposição social e política. Entre elas: Carol Ng, presidente da HKCTU, Winnie Yu, presidente do sindicato HAEA do pessoal dos hospitais públicos, “Cabelos longos”, já condenado em 16 de abril. A maioria deles está em prisão preventiva desde 28 de fevereiro. Desta vez, as sentenças podem ir até a prisão perpétua.

Além disso, há mais de 2.500 processos judiciais em andamento, dos quais 720 também podem resultar em prisão perpétua.

Como nosso camarada Lee Cheuk-yan disse diante dos juízes, “o direito das pessoas de se manifestarem pacificamente é um direito fundamental”.

“A liberdade de expressão através da fala ou manifestação é a única maneira dos fracos e oprimidos corrigirem os erros que lhes são cometidos”.

Para deter esta escalada repressiva, a solidariedade internacional é mais do que nunca necessária.

Paris, 19 de abril de 2021.

Artigo originalmente publicado em Europe Solidaire. Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi