UNE se solidariza com os estudantes e o povo peruano
Nota da União Nacional dos Estudantes em solidariedade à luta contra a ditadura no Peru.
Via UNE
Toda solidariedade ao povo peruano
As mobilizações no Peru tem se mostrado algumas das maiores da história. Com dezenas de milhares de pessoas ocupando cidades como Puno, Cusco e Lima, os peruanos estão buscando a demissão imediata da presidente Dina Boluarte que assumiu depois de um golpe contra Pedro Castillo, presidente eleito em 2021.
Além disso, na pauta do dia já se coloca a necessidade de eleições esse ano e uma nova Assembleia Constituinte. Enquanto isso, o governo vem respondido da pior forma possível: a repressão tem sido tamanha que já temos mais de 45 mortos por todo país, entre eles, estudantes.
Desde o movimento estudantil brasileiro, achamos indispensável nos mostrarmos solidários ao povo peruano na sua luta por democracia. Depois das tentativas golpistas do bolsonarismo é necessário cada vez mais uma solidariedade entre nossos povos para que projetos como esses de afronta às decisões populares e massacre daqueles que lutam contra regimes autoritários não sejam aceitos.
Estaremos prestando todo nosso apoio e divulgando suas mobilizações. Esse dia 19 de Janeiro uma greve geral está prevista para o país como forma de fortalecer a luta popular contra Boluarte, seus massacres e em defesa de novas eleições e uma assembléia constituinte. Toda força ao povo peruano!