Pelo fim do apartheid e da guerra imperialista na Palestina
FA6FAA50-26F2-40E5-B957-E034170690AC

Pelo fim do apartheid e da guerra imperialista na Palestina

A atual guerra contra o povo palestino representa o aprofundamento da violência do governo de extrema direita israelense

Secretariado Nacional do MES 7 out 2023, 21:09

A declaração de guerra de Israel contra o povo palestino, realizada pelo governo de extrema direita do estado sionista comandado por Benjamim Netanyahu, representa o último passo de uma escalada de violência impulsionada recentemente por Israel. O estado sionista é o agressor histórico na região desde a Nakba de 1948, justificando a autodefesa do povo palestino por mais de sete décadas. Perante esta ação de autodefesa, Israel prepara um massacre contra o povo palestino nos próximos dias.

O atual conflito tem um contexto. As sistemáticas agressões realizadas por colonos israelenses contra a população palestina nos territórios ocupados vem aumentando ainda mais após a formação do novo governo israelense, uma aliança da direita tradicional com partidos fundamentalistas judeus que tem sua principal expressão no ministro fascista Itamar Ben Gvir, um defensor declarado da colonização ilegal, da violência e do apartheid contra o povo palestino.

Os milhares de palestinos assassinados e agredidos são uma parte expressiva da população que vive confirmada em Gaza e na Cisjordania e resiste ao exército sionista invasor, representante direto dos interesses imperialistas na região. Em movimentação recente, inclusive os árabes israelenses tem agora seus direitos civis questionados, em uma transformação ainda mais autoritária e racista do estado sionista que caminha para uma teocracia.

As inúmeras vítimas civis deste conflito são fruto da violência israelense e da ocupação das terras palestinas. O povo palestino tem o mesmo direito à autodeterminação que os ucranianos, os curdos e tantas outras populações que hoje lutam contra a opressão estrangeira em seus territórios e devem receber a mesma solidariedade internacional.

Todo apoio à luta do povo palestino!
Palestina Livre!


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"