Brasileiros de Gaza chegam ao Brasil esta noite
Grupo de 32 pessoas decolou do Egito na manhã desta segunda-feira
Foto: Itamaraty/Gov
Decolou do Egito, na manhã desta segunda-feira (13), um avião cedido pela Presidência da República para a Operação Voltando em Paz. A aeronave transporta 32 brasileiros ou palestinos em processo de naturalização que estavam na Faixa de Gaza, na Palestina. A previsão é que o grupo desembarque na Base Aérea de Brasília às 23h30min.
O Ministério da Saúde informou que os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização no retorno ao Brasil
“A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, informa a pasta.
O grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens. O grupo original teria 34 pessoas, mas duas desistiram. Conforme o embaixador do Brasil na Palestina, Alexandre Candeas, tratam-se de uma mulher de 50 anos e a filha, de 12, que, à véspera da viagem, alegaram motivos pessoais para permanecer no Oriente Médio.
Desde sexta-feira, o grupo aguardava a abertura da passagem de fronteira de Rafah, no Egito. Porém, um impasse entre israelenses, egípcios e o Hamas impediu a evacuação, que só foi retomada no domingo (12), com a retirada de feridos.
Conforme o Itamaraty, pelo menos 40 pessoas – parte familiares de expatriados – solicitaram asilo ao Brasil. A retirada desse grupo da área conflagrada está em estudos.
*Com informações da Agência Brasil