Em memória de Stalin Pérez Borges
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-11.23.03

Em memória de Stalin Pérez Borges

O combativo dirigente trotskista venezuelano faleceu hoje, 28/02, em Buenos Aires

Hoje perdemos Stalin Pérez Borges, dirigente sindical e líder político trotskista venezuelano.

Stalin foi um grande dirigente sindical e líder politico venezuelano e latinoamericano. Foi militante do MIR, dirigente do PST/La Chispa e fundador de Marea Socialista. Nos últimos anos, militava junto à organização quartista LUCHAS e, junto com Luís Bonilla e outros companheiros, era responsável pelo periódico eletrônico Insisto y Resisto.

Stalin Pérez Borges foi nosso parceiro desde sempre e parte da corrente histórica trotskista latinoamericana. Estivemos juntos em momentos decisivos da luta de classe na Venezuela. Foi fundador da UNETE e, num esforço comum com o MES/PSOL brasileiro, o MST argentino e o La lucha Continua (hoje Sumate) peruano, fundou Marea Socialista e animou seu ingresso no PSUV de Hugo Chaves, onde atuamos com independência e combatividade.

Stalin dirigiu nossa corrente venezuelana com independência em relação ao governo bolivariano de Hugo Chaves e foi um dos principais dirigentes na luta histórica dos metalúrgicos de SIDOR pela nacionalização da Siderúrgica do Orinoco. Esteve à frente do seu sindicato em Carabobo, dirigindo importantes batalhas dentro e fora da arena sindical. Com Marea Socialista, foi líder de uma fração importante do movimento operário venezuelano independente e combativo.

Perdemos Stalin na manhã desta quarta-feira, 28/02/24, em Buenos Aires, após mais de 21 dias de luta contra as complicações de uma pancreatite. Ele deixa Marilu Coello, sua companheira de toda a vida, e dois filhos, além uma legião de companheiros de lutas por todo continente.

Stalin Pérez Borges, presente!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão