Tarcísio e Derrite denunciados ao Tribunal de Haia
violência policial

Tarcísio e Derrite denunciados ao Tribunal de Haia

Parlamentares do PSOL representaram contra governador e secretário de Segurança de SP na Corte Internacional por mortes em ações policiais

Redação da Revista Movimento 13 abr 2024, 10:00

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A necropolítica do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) merece punição – especialmente quando o assunto é violência policial. Só nas operações “Escudo” e “Verão”, realizadas na Baixada Santista desde o ano passado, mais de 80 pessoas morreram. Contudo, nem o governador nem o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, foram responsabilizados.

Esse foi o fato que levou três parlamentares do PSOL a apresentar denúncia contra ambos no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia (Holanda), por crimes contra a humanidade. A acusação, elaborada pela deputada federal Luciene Cavalcante; pelo deputado estadual Carlos Giannazi; e o vereador Celso Giannazi foi entregue na terça-feira (9).

A denúncia destaca as violações de direitos cometidas por agentes da Polícia Militar de São Paulo, que “aumentaram exponencialmente” depois que Tarcísio e Derrite assumiram seus cargos, em janeiro do ano passado. O documento ainda cita o descaso do governador a respeito de denúncias sobre a atuação da PM e o aumento da letalidade

“O pessoal pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta que eu não tô nem aí”, disse Tarcísio, em março.

Em nota enviada ao portal Brasil de Fato, a secretaria argumenta que “todos os casos de morte decorrente de intervenção policial são rigorosamente investigados pelas polícias Civil e Militar, com o acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário”.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores