Movimentos sociais protestam contra chacina no litoral de SP
manifestacao_guaruja09

Movimentos sociais protestam contra chacina no litoral de SP

Saldo da Operação Escudo já é de 16 assassinatos. Ação de vingança da PM deve se estender por mais um mês

Redação da Revista Movimento 4 ago 2023, 13:00

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Entidades ligadas ao movimento negro e de direitos humanos realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira (3). O ato pedia o fim da Operação Escudo, que contabiliza 16 mortes desde a semana passada, no Guarujá, litoral norte do estado. 

Moradores e familiares de vítimas denunciam ameaças, torturas e outras arbitrariedades na ação da Polícia Militar, levada às ruas depois da morte do PM da Rota Patrick Bastos Reis, 30 anos, no dia 28 de julho. O entendimento da comunidade aterrorizada é de que trata-se de uma operação de vingança. Os manifestantes exibiram cartazes com dizeres como “Não é operação, é chacina”, “Não é guerra às drogas, é guerra aos pobres”, e “Vingança não é justiça”. 

Conforme levantamento do Estadão, a Operação Escudo é a ação policial mais letal do Estado desde a onda de ataques de maio de 2006, e teria dinâmica similar. Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado pediu o fim imediato da ação.

“A situação é avassaladora, do nível de tensão e de aterrorizamento que as pessoas estão”, disse o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Cláudio Silva. Entre os relatos que o órgão tem recebido, está o de uma pessoa que afirma que o marido teve que tirar o filho de oito meses do colo antes de ser morto.

Ainda segundo o levantamento, houve uso de fuzis por policiais em boa parte das ações e o número de disparos também chama a atenção. Em um dos casos, policiais relataram ter desferido nove tiros de pistola em ocorrência envolvendo um só suspeito.

“O que me chama atenção é que, segundo a Secretaria da Segurança Pública, houve 16 ocorrências com policiais sendo atacados e não resta um policial ferido (nesses casos específicos)”, disse o ouvidor ao jornal.

A vereadora Luana Alves (PSOL-SP) também denunciou a presença de policiais militares fortemente armados durante o protesto de ontem:

“A secretária está sitiada. Policiais portando fuzis de alto calibre, e revistas aleatórias. Não aceitamos intimidação! Não vamos deixar de vir às ruas”.

Defensor da violência policial, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos  confirmou que a Operação Escudo vai continuar na Baixada Santista por pelo menos 30 dias e prometeu ampliar o efetivo. 

“Nós vamos levar para a Baixada Santista o aumento de efetivo, unidade da Polícia Militar. Nós devemos ter mais uma unidade da Polícia na Baixada para aumentar o efetivo e responder o anseio da Baixada”, disse Tarcísio.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão