O que Bolsonaro pensa sobre a Amazônia?

O que a passagem do deputado pela região revela sobre suas concepções sobre a formação da nação e o lugar da Amazônia neste processo?

Luiz Fernando de Souza Santos 18 dez 2017, 15:45

A passagem do deputado Bolsonaro por Manaus é oportunidade para refletirmos sobre o conteúdo dos pronunciamentos deste que se referem à Amazônia. Vamos encontrar aí um amálgama de velhos constructos de colonizador, de metrópole, de quem se percebe no centro econômico e político, que inventam e reinventam a região e a gente que nela vive.

A Amazônia ainda é concebida como terras do sem fim que, nas cartilhas emboloradas de uma geopolítica do tempo da Guerra Fria que servem de fundamento para o deputado, é sintetizada pela ideia de “vazio”. Incrível que, após décadas de estudos antropológicos, de pesquisas em etnoecologia da paisagem, socioambientais etc. o discurso militarista ultrapassado ainda se ancore nesta noção para fundamentar seus espasmos ideológicos sobre o lugar da região no conjunto do Brasil!

Um aspecto que ressalta do exercício pobre de economia política de Bolsonaro, é aquele que reduz a Amazônia a uma grande reserva de minérios que desperta a cobiça internacional e coloca em cheque a soberania da nação. Em tal matéria, a alusão à soberania é uma cortina de fumaça para uma disposição subalterna no concerto das relações econômicas internacionais: “temos que nos aproximar de países democráticos e de poderio nuclear e influência no mundo, para poder explorar em parceria essa região”, afirmou em recente entrevista. Seus discurso, pois, sobre soberania é, ao fim e ao cabo, sem autodeterminação da nação.

Convém, todavia, lembrar que este discurso de Bolsonaro bebe na fonte de velha concepção de formação econômica da nação que sempre destinou à região amazônica o lugar de estoque de matéria-prima ou de acumulação de primitiva de capital. E o deputado não está só na defesa contemporânea desta velha lógica. As elites econômicas, políticas e intelectuais, nutrem ciosamente a mesma perspectiva. Parlamentares da Amazônia de diferentes partidos políticos (DEM, PR, PMDB, PT, só para citar alguns) formam uma frente que defende sistematicamente a revisão de demarcação de terras indígenas, de áreas protegidas e protocolos ambientais para favorecem a exploração de reservas minerais. É assim que Bolsonaro pode afirmar: “Eu tenho falado que um povo que tem uma terra como essa aí não pode ser pobre”.

“Povo” e “pobreza” em enunciados sobre a Amazônia e a redenção econômica da sociedade brasileira, são apenas recursos retóricos na boca de Bolsonaro. A gente que vive na Amazônia é o obstáculo à exploração da região. Se, na Ditadura Militar o elemento indígena era visto como agente de subversão, pois não se deixava sequestrar pela lógica da apropriação privada da relação com a terra, com o ambiente, na invenção atual realizada pelo deputado, o indígena é taquigrafado como “massa de manobra” de ONGs ambientalistas, de movimentos indigenistas e similares, e que um possível governo seu promoverá a redenção. O indígena é o obstáculo entre as reservas minerais e a empresa exploradora: onde há terra indígena demarcada, há um impedimento ao acesso à riqueza. Pode-se inferir, assim, quem serão os alvos quando disse, em Manaus, que tem a intenção de “dar carta branca para policial matar”, pois é a gente de marcados traços indígenas que tem sido morta em chacinas na periferia da capital do Amazonas.

Não há nenhuma novidade nos argumentos de Bolsonaro em relação à Amazônia. Dos primeiros cronistas que por ela passaram, no início da Colonização, até o deputado que se inventou como candidato à Presidência da República, a Amazônia só cabe como lugar periférico e de gente que só pode ser aceita em condição subalternizada. Por fim, o que se tem, efetivamente, nessa concepção dualista é uma nação que ficou pela metade, cujo destino permanece atrelado a uma sinistra dupla determinação: não ter autodeterminação no conjunto do desenvolvimento capitalista mundial e cultivar um ódio-pânico de índios, negros, caboclos e demais subalternos da sociedade brasileira.

Com Bolsonaro não há Amazônia e nem uma nação. Da indigência intelectual deste tipo de discurso político, só ficamos com a desertificação do real.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão