Solidariedade ao povo de Porto Rico

Nota da Executiva Nacional do PSOL sobre a luta em Porto Rico.

PSOL 25 jul 2019, 17:01

O PSOL expressa sua solidariedade com o levante do povo de Porto Rico em sua luta contra o corrupto Governador Ricardo Rosselló. Após uma semana de protestos massivos exigindo a renúncia do governador e seus assessores, a repressão policial continua, mas os protestos crescem na capital San Juan e se estendem na ilha. Em 17 de julho, mais de 350 mil pessoas marcharam pelas ruas da capital, uma concentração sem precedentes.

O levante se iniciou após as prisões de várias lideranças governamentais como a ex-secretária de Educação, Julia Keleher. Keleher utilizou contratos públicos para favorecer pessoas próximas e implementou uma política de privatização do sistema de educação pública, além de promover o fechamento de mais de 400 escolas.

Neste cenário, o estopim da revolta foi o vazamento de mensagens nas quais o Governador Rosselló e funcionários de sua administração e alguns assessores revelam uma grande quantidade de delitos como obstrução da justiça, despedir pessoas por razões políticas, retaliar líderes de oposição, usar fundos públicos para fins privados, entre outros. Tudo isso permeados por mensagens machistas, homofóbicas e racistas dos participantes, exemplificando a mentalidade daqueles que governam o país como se fosse sua propriedade privada, com desprezo total pela população, ainda que publicamente se apresentem como o contrário.

O PSOL declara todo apoio ao povo porto-riquenho que se levanta, e se reúne na solidariedade internacional em defesa das manifestações democráticas, contra a repressão realizada pelo governo Rosselló e exigindo sua saída do cargo.

Expressamos nossa admiração pela luta persistente do povo de Porto Rico, exemplo para as lutas do mundo. Exigimos a libertação das pessoas detidas ou acusadas como resultado de participação nesta resistência. Nos unimos ao chamado à renúncia imediata do Governador Ricardo Rosselló.

Porto Rico se levanta!
Todo apoio desde o Brasil!

Executiva Nacional do PSOL
23 de julho de 2019


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão