A Independência deles é o nosso Nakba

Hoje, enquanto Israel comemora aquilo a que chama de Dia da Independência, os palestinianos indígenas que sobreviveram à limpeza étnica irão realizar marchas e vigílias.

BDS 28 abr 2018, 17:25

O Comité Nacional para o Boicote, Desinvestimento e Sanções Palestiniano (BNC), que é a maior coligação na sociedade civil palestiniana, emitiu a seguinte declaração:

A Independência deles é o nosso Nakba. A limpeza étnica de 750.000 a 1 milhão de palestinianos indígenas há 70 anos e fazer deles refugiados para estabelecer um estado maioritariamente judeu na Palestina não é causa de comemoração.

O Nakba não é um crime do passado, ainda está a ocorrer. Setenta anos mais tarde, Israel continua a demolir lares palestinianos, a roubar as nossas terras para construir colonatos ilegais exclusivos para judeus-israelitas, a expulsar palestinianos de Jerusalém revogando os nossos direitos de residência, a negar aos refugiados palestinianos, como muitos dos nossos membros, o direito de voltar às suas casas.

Israel também tenta criminalizar a nossa dor e recusa em aceitar o contínuo Nakba, ameaçando ações legais contra os palestinianos que assinalam este dia como um dia de luto. Mas nós insistimos em assinalar e resistir a este sistema de injustiça que dura há décadas.

Assinalamos afirmando o nosso direito a voltar a casa e a viver em liberdade e dignidade. Milhares de palestinianos em Gaza continuam a participar na Grande Marcha do Regresso, enfrentando a política militar israelita de “atirar para matar ou mutilar”.

Até Israel parar de violar os nossos direitos humanos fundamentais, pedimos às pessoas e comunidades conscientes em todo o mundo que apoiem os nossos esforços para parar a construção criminosa israelita e escalar campanhas de BDS pacíficas.

A forma mais eficaz de solidariedade para com as nossas mobilizações em massa inclui apelar a governos e instituições que banam todo o comércio e investimentos de empresas implicadas nos colonatos ilegais de Israel ou outras violações de direitos humanos palestinianos. Também deve ser feito um abrangente embargo militar contra Israel, incluindo uma proibição à colaboração em, ou partilha de, pesquisas militares com Israel.

Tradução do esquerda.net da versão publicada pelo mondweiss.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!