Mulheres na linha de frente da verdadeira independência do Brasil

Vocês sabiam que foi Dona Leopoldina quem tomou a iniciativa de decretar a independência de Portugal?

Izabel Belloc Moreira 7 set 2019, 17:29

Vocês sabiam que foi Dona Leopoldina quem tomou a iniciativa de decretar a independência de Portugal? A Izabel Belloc Moreira, mestranda e pesquisadora na área de políticas públicas da FLACSO Uruguay, conta essa história, mais uma de apagamento do papel das mulheres na história. A verdadeira independência ainda está por ser feita, e as mulheres estão na linha de frente desta luta!

Leopoldina

No Brasil, os feitos de uma mulher terão decisiva e fundamental importância para sua independência. Em 13 de agosto de 1822, o Imperador Dom Pedro I designa Dona Leopoldina, sua esposa, para exercer o governo durante sua viajem a São Paulo (Brasil, 1822). Assim, Leopoldina torna-se a primeira mulher a exercer a Chefia de Governo do Brasil.

Dias mais tarde, ela recebe a notícia de que Portugal planejava fazer cumprir forçosamente a ordem anteriormente enviada y rechaçada por Pedro I, de mudar-se para Portugal, inclusive enviando forças militares, se necessário. Leopoldina reúne o Conselho de Ministros em 25 (Barroso, 1952) ou 28 (Almeida Lopes, 1972) de agosto e preside a sessão que decide a independência de Brasil; e envia correspondência ao marido, noticiando-lhe o ocorrido.

O mensageiro encontra Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, às margens do arroio Ipiranga, em São Paulo, que ratifica o feito de Dona Leopoldina e do Conselho de Ministros, no episódio conhecido como o “Grito do Ipiranga”(Barroso, 1952), único fato que passará para a história como marco histórico decisivo da independência do Brasil.

Leopoldina é invisibilizada e raramente é reconhecida por sua atuação política decisiva. Não obstante, como acertadamente constata Rezzutti, em sua obra bibliográfica sobre a Leopoldina:

“D. Leopoldina era uma estrategista, mais preparada e educada que d. Pedro. Teve a sua história diminuída e elevada à categoria de santa, mártir de paciência por tudo o que sofreu no Brasil. Aliás, coisa comum em nossa história são as mulheres entrarem nela com como santas ou como devassas…. uma estrangeira que abraçou o Brasil como seu país, os brasileiros como seu povo, e a Independência como sua causa”. (Rezzutti, 2017)

Referências:

Almeida Lopes, G. (1972). A história que os pintores contam. Anais do Museu Histórico Nacional, vol. XXIII, pp. 25-35.

Barroso, G. (1952). As testemunhas da Independência do Brasil. O Cruzeiro, 38-96. Fonte: http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MHN&pasta=&pesq=leopoldina

Brasil. (1822). Decreto. Fonte: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/2409

Rezzutti, P. (2017). D. Leopoldina : a história não contada : a mulher que arquitetou a Independência do Brasil. Rio de Janeiro: LeYa. Fonte: http://leyaprimeiro.com.br/anteriores/mai-abr-17/pdf/MIOLO_D.Leopoldina.pdf


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão