Bolsonaro, Scarface e o AI-5

Mafiosos e apologia da ditadura na decoração do esconderijo de Queiroz.

Gilson Amaro 22 jun 2020, 16:38

Um dos fatos mais peculiares do esconderijo de Fabrício Queiroz, preso preventivamente no dia 18 de junho, além da casa pertencer ao advogado de Bolsonaro, foi uma digamos… ilustrativa combinação na decoração. O Brasil inteiro viu a foto com pequenos bonecos de Tony Montana — mafioso do filme Scarface (1983) — ao lado de um cartaz amarelo com AI-5 estampado em letras pretas com brasão e bandeira do Brasil, típico dos movimentos pró-ditadura, e na frente do qual vemos sentado outra miniatura do mafioso da película dirigida por Brian de Palma e interpretado por Al Pacino. Não se trata de uma combinação aleatória.

Neste altar de devoção, encontrado no esconderijo de Queiroz, para o AI-5 e o crime organizado, que no caso brasileiro seriam as milícias — representadas ali por Scarface — acidentalmente nos mostrou a síntese do ideal, projeto e modus operandi do mundo bolsonarista. Um universo de milicianos, assassinos e torturadores que sonham em implantar uma ditadura. É importante lembrar que as ditaduras e criminosos de todas as variedades e brutalidades, são sinônimos. Os regimes ditatoriais existem para cometer e encobertar crimes, ampliar a desigualdade e esmagar qualquer forma de oposição. A sopa do protofascismo que vemos expresso no fenômeno fortalecido por Bolsonaro é repleta destes e outros elementos.

É ilustrativo deste fato que a prisão de Queiroz, se dê no âmbito do inquérito que investiga a chamada “rachadinha”, mas, na verdade, aponta para o coração das milícias. Este é o motivo do grande abatimento do presidente quando da prisão de Fabrício Queiroz. O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) estima que o assassino “Capitão Adriano”, morto em um esconderijo na Bahia com grandes indícios de queima de arquivo, notório miliciano ex-chefe do “Escritório do Crime” — homenageado por Flávio Bolsonaro na Alerj em 2005 e chamado por Bolsonaro de herói da PM em 15 de fevereiro de 2020 durante live — tenha transferido mais de R$ 400 mil para as contas de Queiroz. Importante destacar que a milícia citada acima é também suspeita do assassinato de Marielle Franco.

No aspecto visível da relação de Bolsonaro com as milícias, são muitos anos de homenagens e discursos do chefe do clã e seus filhos na defesa das milícias, grupos de extermínio e com inúmeras nomeações de milicianos e seus parentes nos mandatos parlamentares de Jair Messias e filhos. No lado oculto desta relação, começamos a ver indícios a partir da investigação do MPRJ, de grandes esquemas que levam a milícia, e tudo que ela traz junto para o coração da Presidência da República. Como costuma repetir um certo presidente “conhecereis a verdade e ela vos libertará”, no caso dele e seus comparsas, parece que a verdade “prenderá”.

A revelação, após a prisão de Queiroz, do altar com cartaz do AI-5 atrás de bonecos de gangsteres na casa do advogado dos Bolsonaros, Fred Wassef, mostra a devoção destes pela ditadura e pelo crime, que são sinônimos e indissociáveis. Para nós se reforça a urgência da deposição de Bolsonaro com a luta pelo impeachment e mais do que isso, a urgente construção de um movimento de mudanças estruturais na sociedade brasileira para fazer frente a atual crise e realmente mudar o Brasil sob o prisma da igualdade.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão