MP denuncia mulher que associou LGBTs à pedofilia no RS
transferir-16

MP denuncia mulher que associou LGBTs à pedofilia no RS

Medida do Ministério Público atende a demanda de Luciana Genro e Natasha Ferreira.

Redação da Revista Movimento 31 ago 2022, 16:51

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou à Justiça uma mulher que associou a sigla LGBTI+ à pedofilia. O caso ocorreu em 11 de fevereiro, a policial aposentada Flávia Cristina Abreu disse que “o LGBTQIA+, envolve, para quem não sabe, o A+ envolve a pedofilia. Quando se diz LGBTQIA+, o A+ quer dizer esse tal de poliamor aí, que essa gente da esquerda prega, só que muitos não sabem”. A declaração foi dada em participação no programa Boa Tarde Brasil, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

Após a entrevista, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e a vereadora suplente PSOL de Porto Alegre Natasha Ferreira acionaram o MP, que decidiu apresentar uma ação penal contra a acusada.

“Por meio de sua declaração, a entrevistada fez crer que integrar a comunidade LGBTQIA+ é sinônimo de apoiar e cometer atos criminosos, incitando, dessa forma, a opinião pública a acreditar que a população LGBTQIA+ não somente seria propensa a cometer o grave crime mencionado, como incentivaria condutas ligadas à pedofilia – ou seja, alimenta, com informações absolutamente falsas, discursos de ódio que geram preconceitos, reforçam estigmas e incitam a discriminação e práticas violentas”, disse a deputada na denúncia.

Em ação encaminhada à 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Partenon, em Porto Alegre, o promotor de Justiça Cláudio Ari Pinheiro de Mello argumenta que a declaração da  policial “é discriminatória e preconceituosa porque o símbolo +, quando acrescentado à sigla (LGBTQIA+), significa a associação à comunidade de indivíduos não heterossexuais que não se enquadrem nas identidades de gênero e orientações sexuais representadas pela sigla, não tendo qualquer relação com a prática, o incentivo, o induzimento ou a aceitação de violência sexual contra crianças, que é o que caracteriza a pedofilia”.

A favor da diversidade

Não é a primeira vez que Luciana Genro e Natasha Ferreira, uma ativista travesti, denunciam aos órgãos competentes atitudes preconceituosas de figuras públicas. Ambas já denunciaram o presidente Jair Bolsonaro ao MPF por crime de LGBTfobia e, recentemente, Natasha Ferreira e Érika Hilton, vereadora trans de São Paulo pelo PSOL, denunciaram Bolsonaro ao Ministério Público por fala homofóbica em entrevista a um podcast – sendo, inclusive, vítimas de ameaças de morte após apresentar essa denúncia.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 15 mar 2025

As lições da Argentina

A grande manifestação de aposentados e torcidas organizadas contra Milei foi exemplo da unidade antifascista
As lições da Argentina
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"