O grande desafio é o resgate da Educação contra a destruição promovida por Bolsonaro
1665672173whatsapp-image-2022-10-11-at-201652

O grande desafio é o resgate da Educação contra a destruição promovida por Bolsonaro

É mais do que necessária a revogação da estrutura e de instrumentos anacrônicos e reacionários impostos pela última administração federal

Danilo Serafim 2 jan 2023, 18:00

No best-seller “Como as democracias morrem”, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt  marcam o que chamam “Os quatro principais indicadores do comportamento autoritário”. Citarei apenas um deles: “rejeição das regras democráticas do jogo (ou compromisso débil com elas)”. Veja algumas atitudes que caracterizam esse indicador:

  1. Os candidatos rejeitam a Constituição ou expressam disposição de violá-la;
  2. Sugerem a necessidade de medidas antidemocráticas, como cancelar eleições, violar ou suspender a Constituição, proibir certas organizações ou restringir direitos civis ou políticos básicos;
  3. Buscam lançar mão (ou endossar o uso) dos meios extraconstitucionais para mudar o governo, tais como golpes militares, insurreições violentas ou protestos de massa destinados a forçar mudanças no governo;
  4. Tentam minar a legitimidade das eleições, recusando-se, por exemplo, a aceitar resultados eleitorais dignos de crédito.

Todo esse rol acima, elaborado por Levitsky e Ziblatt, encaixa-se em Jair Bolsonaro. A saída – ou melhor, a fuga patética para os EUA -, a 48 horas da posse de Lula, no avião presidencial, mostra a verdade revelada. A “consciência” de quem deixou um rastro de destruição no conjunto da sociedade brasileira. 

Foi o governo mais desastroso da história do Brasil no âmbito da política, da economia, da geração de emprego, do meio ambiente, da ciência e tecnologia, da educação e cultura e, sobretudo dos direitos sociais e da saúde pública. Esse rastro de destruição expressa-se em quase 700 mil mortos vítimas da negligência criminosa de Jair Bolsonaro (PL) e seu governo do partido militar. Que não haja anistia.

O desmonte da educação pública no Brasil

A destrutiva política educacional e da cultura do governo Bolsonaro se caracterizou por uma guerra ideológica ultraconservadora, de caráter neofascista, contra os ideais progressistas e democráticos. Sob o discurso de defesa da família, da pátria e contra o “marxismo cultural”, essa gestão atacou em várias frentes a estrutura educacional e cultural, com cortes e contingenciamento de orçamentos, propostas de mudança no funcionamento no Ministério da Educação (que teve quatro ministros nesse período) e a extinção do Ministério da Cultura.

O desmonte da educação pública, a partir do golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016, foi e continua sendo de imensa magnitude dentro de uma concepção de um Estado “ultraneoliberal”, ancorado na Emenda Constitucional nº 95, o famigerado Teto de Gastos.

É mais do que necessária a revogação da estrutura e de instrumentos anacrônicos e reacionários impostos pela última administração federal, herança maldita de Jair Bolsonaro. São urgentes e foram expressas no documento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), encaminhado ao GT da equipe de transição do governo Lula. Senão vejamos:

  1. Decreto nº 10.004/20, que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Além de comprometer a gestão democrática, o Pecim afronta a profissionalização de educadores e educadoras, promove seletividade no financiamento e evasão de estudantes não alinhados às regras militares, e desrespeita a pluralidade cultural e curricular da educação pública;
  2. Decreto nº 10.502/20, que trata da Política Nacional para a Educação Especial, que está em total desconformidade com as metas do PNE, com as orientações constitucionais e internacionais para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares. O decreto encontra-se sub júdice no STF;
  3. Decreto nº 10.134/19, que fomenta a oferta de Educação Infantil através da rede privada, desresponsabilizando a esfera pública. É preciso resgatar as premissas e compromissos do programa Brasil Carinhoso;
  4. Decreto nº 9.057/17 e Portaria Normativa nº 11, de 20/6/17. Ambas tratam da oferta de Educação a Distância com baixíssimo grau de normalização e fiscalização das atividades da rede privada pelo Poder Público

Os desafios são imensos. Entre eles está a luta pela revogação, em âmbito do Congresso Nacional, da Lei 13.415 (Reforma do Ensino Médio). É uma lei pautada na privatização das matrículas – com consequente esvaziamento da oferta e do financiamento da escola pública – e na redução dos currículos escolares, o que promove verdadeiro apartheid socioeducacional.

A guerra cultural promovida por Bolsonaro em desfavor da educação teve como tônica a promoção de diversas medidas antidemocráticas e prejudiciais aos sistemas de ensino em geral, tais como a Educação Domiciliar (homeschooling) e a mordaça aos educadores (Escola sem Partido), ambos com o apoio de uma ampla base reacionária no Congresso Nacional.

A destruição do Ensino Médio, herança maldita do governo Temer, é trágica. De cada 100 jovens que ingressaram na escola, apenas 59 concluem a essa estapa; 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola; somente 5,6% das matrículas são em tempo integral; cerca de 11 milhões de jovens estão sem estudar e sem trabalhar, e somente 22,6% das escolas têm infraestrutura considerada adequada.

A questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também entrou no contexto da destruição, que ultrapassa o âmbito educacional e social. Os principais atingidos foram a juventude de pretos, pardos e pobres em geral. Entre os inscritos no Enem, a queda no número de inscritos chega a ser brutal nessa população: de 58% em 2019, para 51,8% em 2021 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na Educação Superior, o crime perpetrado por Bolsonaro persiste. A gestão desenvolveu um projeto deliberado de desmonte das instituições públicas federais. Bolsas de pesquisa de mestrado/doutorado estão com valores congelados há 10 anos. Sem contar os permanentes cortes de verbas e o sucateamento da universidades, que seriam usados para justificar processos de privatização, criando um novo apartheid educacional.

Bolsonaro foi derrotado nas urnas. Porém, o surgimento de um movimento de massas na extrema direita ultrareacionária e golpista é uma realidade. Essa população elegeu para o Senado e para a Câmara uma grande bancada tão ou mais perigosa. Reconstruir os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e derrotar a extrema direita nas ruas é o grande desafio para o período que se inicia. Sem anistia para os crimes de Bolsonaro!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão