Professor Josemar aciona MP-RJ por cotas em concursos públicos
339139053_944211193391035_8440053529112064818_n

Professor Josemar aciona MP-RJ por cotas em concursos públicos

Segundo estudo do mandato do deputado estadual Professor Josemar, só 16 dos 92 municípios do Rio de Janeiro adotaram legislação

Redação da Revista Movimento 16 maio 2023, 11:30

Imagem: Ascom Prof. Josemar/Reprodução

O deputado estadual Prof. Josemar Carvalho, do PSOL do Rio de Janeiro, entregou ontem ao Ministério Público estadual um estudo realizado por seu mandato sobre o cumprimento da legislação que determina a aplicação de cotas raciais nos concursos públicos. Conforme o levantamento, apenas 16 dis 92 municípios do Estado têm legislação que institui reserva de vagas para negros e indígenas nos concursos municipais.

O parlamentar explica que a reserva de vagas a nível federal é determinada pela Lei 12.990/2014; já no âmbito estadual, as cotas são regidas pela Lei 9.852/2022. Para que a lei se aplique na esfera municipal, é preciso ação das Câmaras de Vereadores e prefeituras para desenvolver e aplicar a legislação própria sobre cotas.

À promotora Patrícia Leite Carvão, Josemar apresentou os fatos e a gravidade de “76 municípios permanecem omissos sobre a inclusão de pessoas negras no serviço público”. 

“É preciso mudar essa realidade. O racismo, seja ele na sua feroz visão institucional, seja ele no seu dia dia, precisa também ser combatido”, disse o parlamentar, após abrir um canal de diálogo com o MP-RJ sobre o tema.

Reparação histórica

A criação de cotas para negros e pardos em concurso público trata-se, também de reparação histórica por séculos de escravização e barbárie. Até hoje, homens e mulheres negras e indígenas sofrem com racismo, e discriminação, em seguem em desvantagem competitiva paea conquistar boas oportunidades de  empregos e salários.

“A política de cotas raciais para concursos públicos é mais um ato na direção da redução das desigualdades e na busca por justiça social. A lei que garante cotas em concursos públicos para negros já existe em âmbito federal e estadual. É fundamental que ela passe a vigorar também nos concursos municipais. Essa vai ser uma luta do nosso mandato!”, conta o deputado.

O gabinete de Prof. Josemar enviará ofício para os 76 municípios que ainda não se enquadraram à legislação, pedindo celeridade.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão