Lei que exige capacitação dos professores em igualdade racial é sancionada em São Paulo
verluana

Lei que exige capacitação dos professores em igualdade racial é sancionada em São Paulo

Proposta pela vereadora Luana Alves, legislação será aplicada a docentes das redes pública e privada. Iniciativa é a 1ª do pacote de “10 medidas de combate ao racismo institucional”

Mandato Luana Alves 26 maio 2023, 09:17

Foto: Ascom Luana Alves/Divulgação

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou na segunda-feira (22) uma lei que garante a obrigatoriedade de capacitação dos professores da rede de ensino pública e privada para atuação na promoção da igualdade racial. A lei é fruto do Projeto de Lei 771/2021, de autoria da vereadora Luana Alves (PSOL) e é o primeiro PL a ser sancionado do pacote “10 medidas de combate ao racismo institucional”.

​​De acordo com o texto do PL, a capacitação é obrigatória aos professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a carga horária dos cursos de capacitação deve ser de, no mínimo, oito horas. Sobre a definição das diretrizes da capacitação, assim como a fiscalização do oferecimento, a responsabilidade ficará a cargo do Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

10 medidas de combate ao racismo institucional

O programa 10 Medidas Para o Combate ao Racismo Institucional se articula através da construção de dez Projetos de Lei (PL) que abordam diferentes aspectos das dinâmicas institucionais, visando combater o racismo que persiste no país. Os projetos tem a missão de estabelecer mecanismos de denúncia contra ações racistas, bem como apresentar propostas pedagógicas de enfrentamento à discriminação racial nos setores da saúde, educação, cultura e segurança pública.  

Diante do racismo enraizado na sociedade brasileira, é necessário que os órgãos e entidades da administração pública, bem como os estabelecimentos privados da sociedade paulistana, estejam comprometidos com o combate ao racismo. Este compromisso deve expressar-se não apenas na punição de práticas racistas, mas especialmente através do trabalho de conscientização que vise impedir que práticas racistas aconteçam.  

Confira todas as medidas:

  • Obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais realizarem formação de combate ao racismo para empregados e equipes de segurança privada.
  • Obrigatoriedade de formação em relações étnico-raciais e direitos humanos aos Guardas Civis Metropolitanos.
  • Criação do Canal de Atendimento para Denúncias de Práticas de Racismo e Condutas Análogas na cidade de São Paulo.
  • Obrigatoriedade do ensino de africanidades, história indígena e relações étnico-raciais na educação infantil.
  • Formação anual em saúde integral da população negra para os profissionais de saúde do município.
  • Criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
  • Instituir a Política Municipal de Capacitação de Servidores Públicos em Relações Étnico-Raciais.
  • Obrigatoriedade de capacitação dos professores da rede de ensino pública e privada para atuação na promoção da igualdade racial.
  • Obrigatoriedade de capacitação aos participantes do Programa Jovem Monitor Cultural, arte educadores e produtores culturais para atuarem na promoção da cultura negra e indígena.
  • Criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Equidade em Saúde da População Negra.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão