Nova lei cria política de atenção a jovens e crianças de rua em São Paulo
1025309-14062016-dsc_0266_1

Nova lei cria política de atenção a jovens e crianças de rua em São Paulo

A vereadora Luana Alves (PSOL) é uma das coautoras do PL que prevê assistência multidisciplinar aos vulneráveis

Mandato Luana Alves 21 maio 2023, 13:00

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), promulgou a lei que institui a Política Municipal de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e na Rua. A legislação  é fruto do PL 253/2021, que tem como coautores das vereadoras Luana Alves (PSOL), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Juliana Cardoso (PT) e dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL), Eduardo Suplicy (PT), entre outros.

Um dos principais objetivos da lei é garantir a efetivação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, além de contar com a criação de um Comitê Permanente, que terá o papel de elaborar estratégias para o acompanhamento e execução da política municipal. O colegiado contará com a participação de representantes das secretarias cujas atribuições envolvam Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Educação, Cultura e Lazer, Trabalho e Empreendedorismo, Habitação e Segurança Alimentar.

Durante a instalação da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente na Câmara, um dia após a promulgação da lei, a vereadora Luana Alves comemorou o avanço. 

“Foram muitos anos para que essa lei existisse, muitos anos de negociação, reuniões, foi um diálogo grande entre Câmara, Secretaria de Direitos Humanos, SMADS, para ter a política municipal para crianças e adolescentes em situação de rua e na rua. Vai significar uma política integral para pensar as crianças em situação de rua, que são muitas e, infelizmente, cada vez mais numerosas na cidade de São Paulo”, disse. 

A vereadora pontuou também que a lei vai possibilitar pensar a totalidade da situação dessas crianças e adolescentes, passando por temas como acesso à educação e acesso à moradia. 

“Não existe hoje um serviço exclusivo de criança em situação de rua, o que existe é o serviço para pessoas em situação de rua em geral, onde a criança tem que estar junto do adulto, o que não dá certo. A partir dessa lei, vamos ter políticas e profissionais específicos da assistência para a criança em situação de rua, deixando de ser um serviço misto para crianças e adultos como costumava ser”, pontuou Luana Alves.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão