Congresso no Panamá: o avanço do neoliberalismo educacional e saídas para a crise
E3FD0595-BA70-401A-9829-B6E0DBD64808

Congresso no Panamá: o avanço do neoliberalismo educacional e saídas para a crise

A utopia de uma educação de qualidade, presencial, laica, emancipatória vem sendo atropelada por um projeto de redução da responsabilidade do Estado, de parceria de ongs e PPPs

TLS Sindical 27 jun 2023, 12:48

O 2º Congresso Mundial contra o Neoliberalismo Educacional, que ocorreu no início do mês de junho no Panamá, teve um papel fundamental para trabalhadores e trabalhadoras da educação de toda a América Latina. As contribuições de diversos sindicatos e agremiações de experiências bem-sucedidas (apesar do capitalismo), da escalada de retirada de direitos trabalhistas, da presença cada vez mais evidente da mercantilização na educação e de uma política de desmonte daquilo que é público foram essenciais para a elaboração de estratégias necessárias para colocar a classe trabalhadora em movimentado no combate ao neoliberalismo educacional.

Ao longo dos muitos debates ficou muito evidente que o que ocorre aqui no Brasil, na educação pública no estado de São Paulo e nos diversos municípios em que atuamos é fruto de um projeto global que tenta cercear o direito elementar do ser humano que é a educação pública. A utopia de uma educação de qualidade, presencial, laica, emancipatória vem sendo atropelada por um projeto de redução da responsabilidade do Estado, de parceria de ongs e PPP na educação, e por ataques e criminalização dos profissionais.

A delegação da Apeoesp contribuiu de forma contundente nos debates: aprovamos moções de apoio à greve dos camaradas da prefeitura de Florianópolis; apoiamos a greve dos professores do estado do Rio de Janeiro, iniciada em 17 de abril; e um documento que aponta todos os problemas da Reforma do Ensino Médio e a urgência da sua revogação. Também aprovou-se que o 3º Congresso Mundial de Educação será sediado no Brasil em outubro de 2024.

Em uma das mesas de exposição tivemos a satisfação de ter a professora Eliane Garcia (TLS-MES) fazendo uma breve exposição da importância de uma educação antirracista no interior das escolas públicas para a construção de uma sociedade menos desigual.

Saímos desse segundo congresso com a certeza de que somente a organização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, dos estudantes e demais setores sociais será suficiente para conter avanço do neoliberalismo educacional. É necessário ocuparmos as escolas e as ruas com todos que compreendem que a Educação Pública não se vende e nem se negocia.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão