Posse na Direção Nacional da Fasubra Sindical
fb6e0743-2e9f-41e9-a98a-4bd759359bd0-

Posse na Direção Nacional da Fasubra Sindical

Informe da TLS Sindical sobre a eleição da nova direção da Fasubra

TLS Sindical 19 jul 2023, 09:52

No tocante aos trabalhadores técnico-administrativos das universidades, este final de semana foi marcado pela posse da nova direção da Fasubra Sindical, que ocorreu por ocasião de Plenária Nacional, com representações de todo o país, no teatro dos bancários em Brasília/DF.

A corrente sindical interna do PSOL – Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS) – manteve uma vaga na direção da Federação, algo que vem ocorrendo desde 2003, quando Sandro Pimentel do RN garantiu uma vaga de titular no Congresso Nacional da Fasubra. Depois dele, já passaram por lá os companheiros Edson Lima, também do RN e Luan Badia de Pelotas/RS, todos na titularidade dos cargos. Agora, após ocupar cargos eletivos no parlamento municipal e estadual, o companheiro Sandro retoma à Fasubra, desta feita como coordenador de Educação, dividindo a pasta com um companheiro da UP.

A direção colegiada da Fasubra é formada por 27 dirigentes titulares e 27 suplentes, numa composição proporcional entre militantes do PT/CUT, PCdoB/CTB, PSTU/Base, UP e PSOL com algumas correntes sindicais internas (TLS, Fortalecer, Travessia e Vamos à Luta), além do Combate (CST/ex-PSOL) e PSLivre.

Antes da posse, ocorreu a primeira reunião da Direção Nacional e após a posse ocorreu a plenária nacional com mais de 100 delegadas e delegados vindos de todo o país. Em uma primeira caracterização, pudemos observar que o coletivo Travessia está bem alinhado com as posições políticas dos cutistas, fechando acordo em quase todas as votações, sempre na preocupação de não exporem o governo Lula e suas reformas, portanto, não encaminhando concretamente a luta da categoria contra o arcabouço fiscal, por exemplo. O mesmo ocorrendo com os camaradas da UP.

Por outro lado, nós da TLS/Fortalecer/Vamos à Luta/Combate e PSLivre, reunimos antes, definimos a política e votamos blocados, garantindo o revesamento em todas as falas no plenário. Perdemos todas as votações conforme esperado, mas o conjunto das delegações presentes teve a oportunidade de perceber quem são as forças políticas que se caracterizam como apêndice ou chapa branca do governo e os que entendem que só a luta muda a vida e que independente de governos, o movimento sindical precisa ser autônomo e focado a defender os interesses da classe trabalhadora.

Nós da TLS, avaliamos que teremos anos de muitas dificuldades e enfrentamentos internos na atual direção, mas estamos firmes e convictos de que nossa luta não será em vão, como não tem sido ao longo desses anos, óbvio, não vamos conseguir mudar muitas coisas, mas estaremos lutando ativamente, vigilantes e tencionando por posicionamentos mais coerentes com a luta de classe. Sigamos!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão