Lei Vini Jr, de combate ao racismo nos esportes, é sancionada no Rio Grande do Sul
Lei Vini Jr RS

Lei Vini Jr, de combate ao racismo nos esportes, é sancionada no Rio Grande do Sul

Proposta pela deputada Luciana Genro, a iniciativa é inspirada em legislação aprovada no RJ pelo deputado do PSOL Professor Josemar.

Mandato Luciana Genro 10 jul 2024, 14:09

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul agora tem uma lei que estabelece um protocolo de combate ao racismo nos esportes. A Lei Vini Jr, proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), foi sancionada pelo governador Eduardo Leite na segunda-feira (8). O projeto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa, por unanimidade, em junho, um dia após serem anunciadas as prisões de três pessoas por racismo contra o jogador brasileiro Vini Jr na Espanha.

“Claro que não queremos que casos de racismo aconteçam, mas se eles acontecerem, é importante que exista esse protocolo para combatê-los nos esportes. É também uma questão didática, de combater o racismo de forma educativa no âmbito do esporte, assim como a LGBTfobia e o machismo”, afirmou a deputada no ato de sanção da lei.

A deputada federal Fernanda Melchionna e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram presentes para prestigiar a sanção da lei. O projeto foi baseado em legislação semelhante à já aprovada no Rio de Janeiro, de autoria do deputado do PSOL Professor Josemar.

A lei determina que a partida seja interrompida até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos. Se, mesmo após essas duas medidas, a situação seguir, a partida deverá ser encerrada. Caso a ocorrência seja registrada antes do início da partida, o árbitro poderá cancelar o jogo a depender da gravidade do caso. Os organizadores e administradores dos estádios deverão divulgar o protocolo de que trata a lei por meio de recursos visuais de amplo alcance.

Representantes do Grêmio e do Internacional, os dois maiores times gaúchos, estiveram no ato de assinatura da sanção. O vice-presidente de Gestão do Inter, Ivandro Morbach, colocou o time à disposição para promover a ampla divulgação da lei, enquanto Alexandre Bugin, presidente do conselho deliberativo do Grêmio, relatou que o clube irá colocar em seu estatuto o combate às discriminações. O Grêmio também foi representado por Juliano Ferrer, Coordenador do projeto Clube de Todos, e pela advogada Bruna Kellermann.

Estiveram presentes no ato a jogadora do Atlético da Mariana, Camila Alcântara, o jogador Gian Martins, que atua em Israel, o ex-jogador Diguinho e o presidente do Esporte Clube Magia e da Ligay Carlos Renan Evaldt. As advogadas Mariju Maciel e Marina Maciel, que atuam no Direito esportivo, também compareceram. 

“Sabemos que 97% dos jogadores de futebol recebem menos de dois salários mínimos. Precisamos que essa lei também chegue para eles”, disse Mariju. “Para nós que jogamos futebol e que não estamos no centro, não estamos nos grandes clubes, essa lei contra a discriminação vai fazer muita diferença”, complementou Camila Alcântara.

Gilvandro Antunes, coordenador do Movimento Vidas Negras Importam, destacou a importância da lei. 

“É impossível combater o racismo sem que o Estado seja parte desse combate. E essa lei vem fazer com que o Estado seja parte desse combate ao racismo, que muitas vezes vem só da sociedade e do movimento negro”, afirmou.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 29 maio 2026

Aprovado o fim da escala 6×1: vitória da classe trabalhadora

É preciso vigilância e mobilização, aproveitando a politização que tomou conta da sociedade para garantir a redução da jornada e a derrota da extrema direita
Aprovado o fim da escala 6×1: vitória da classe trabalhadora
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores