Segundo voo vindo do Líbano chega ao Brasil
Reppatriados

Segundo voo vindo do Líbano chega ao Brasil

Mais de 220 brasileiros em fuga dos ataques de Israel desembarcaram em SP 

Redação da Revista Movimento 8 out 2024, 11:33

Foto: Paulo PInto/Agência Brasil

No início da manhã desta terça-feira (8), aterrissou no Brasil o segundo voo da operação Raízes do Cedro, que trouxe 227 brasileiros em fuga do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. Eles desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. 

A primeira leva de repatriados – 228 no total – chegou ao Brasil no domingo (6). Eles foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu que o Brasil “não medirá esforços para trazer todos os brasileiros, ou parentes de brasileiros, que estão no Líbano e desejam vir ao país”.

Conforme o Itamaraty, cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano e aproximadamente 3 mil pessoas solicitaram apoio para deixar o país.Conforme o comando da Aeronáutica, a Operação Cedro terá caráter contínuo, com novos voos nos próximos dias. A intenção é repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. 

Combates

Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios massivos contra cidades libanesas. Agências das Nações Unidas (ONU) estimam que, de lá para cá, mais de 1,5 milhão de libaneses tiveram de deixar seus lares em função dos ataques que já fizeram 1,4 mil vítimas.

Israel alega que os ataques contra o Líbano visam destruir a infraestrutura e as lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo promete manter os ataques enquanto continuar a ocupação de Gaza pelas forças israelenses.

Ontem (7) fez um ano do ataque surpresa do grupo Hamas a israelenses nos territórios ocupados por Israel, na fronteira entre os dois países, dando origem ao conflito que desestabilizou ainda mais as frágeis relações entre as nações do Oriente Médio.

*Com informações da Agência Brasil 


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi