Segundo voo vindo do Líbano chega ao Brasil
Reppatriados

Segundo voo vindo do Líbano chega ao Brasil

Mais de 220 brasileiros em fuga dos ataques de Israel desembarcaram em SP 

Redação da Revista Movimento 8 out 2024, 11:33

Foto: Paulo PInto/Agência Brasil

No início da manhã desta terça-feira (8), aterrissou no Brasil o segundo voo da operação Raízes do Cedro, que trouxe 227 brasileiros em fuga do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. Eles desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. 

A primeira leva de repatriados – 228 no total – chegou ao Brasil no domingo (6). Eles foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu que o Brasil “não medirá esforços para trazer todos os brasileiros, ou parentes de brasileiros, que estão no Líbano e desejam vir ao país”.

Conforme o Itamaraty, cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano e aproximadamente 3 mil pessoas solicitaram apoio para deixar o país.Conforme o comando da Aeronáutica, a Operação Cedro terá caráter contínuo, com novos voos nos próximos dias. A intenção é repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. 

Combates

Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios massivos contra cidades libanesas. Agências das Nações Unidas (ONU) estimam que, de lá para cá, mais de 1,5 milhão de libaneses tiveram de deixar seus lares em função dos ataques que já fizeram 1,4 mil vítimas.

Israel alega que os ataques contra o Líbano visam destruir a infraestrutura e as lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo promete manter os ataques enquanto continuar a ocupação de Gaza pelas forças israelenses.

Ontem (7) fez um ano do ataque surpresa do grupo Hamas a israelenses nos territórios ocupados por Israel, na fronteira entre os dois países, dando origem ao conflito que desestabilizou ainda mais as frágeis relações entre as nações do Oriente Médio.

*Com informações da Agência Brasil 


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores