TRE-RS começa a julgar processo de Robaina contra vereadora bolsonarista
Retrato

TRE-RS começa a julgar processo de Robaina contra vereadora bolsonarista

Comandante Nádia (PL) participou de inauguração de Centro de Operações da Polícia Militar enquanto candidata à reeleição, o que é proibido pela lei eleitoral

Redação da Revista Movimento 9 dez 2024, 09:41

Foto: Leonardo Lopes/CMPA

Na última sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul realizou a primeira audiência do processo movido pelo vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina (PSOL), contra a também vereadora Comandante Nádia (PL) por crime eleitoral. O vereador pede a cassação da parlamentar por sua participação em um evento oficial de inauguração do novo Centro de Operações da Brigada Militar, ocorrido em 30 de setembro, durante o período eleitoral. A Justiça Eleitoral proíbe candidatos de usarem eventos oficiais para promover suas campanhas.

De acordo com a denúncia apresentada por Robaina, Nádia participou da cerimônia como representante da Câmara de Vereadores, tendo sido citada por autoridades no evento e destacada em posição de prestígio, o que teria configurado uso da máquina pública em benefício de sua candidatura à reeleição. Além disso, a representação aponta que cabos eleitorais da vereadora estavam no local, uniformizados com camisetas de campanha e materiais de propaganda eleitoral.

Na audiência foram ouvidas seis testemunhas, entre eles o governador Eduardo Leite (PSDB). Em seu depoimento, o tucano confirmou que Nádia participou do evento como representante da Câmara, sendo mencionada no cerimonial e em discursos. Ele também reconheceu a presença de pessoas com material de campanha da vereadora nos arredores.

A defesa de Nádia argumentou que sua presença no evento se limitou à entrega de equipamentos, como câmeras corporais e armas não letais, alegando que não houve promoção eleitoral. No entanto, o próprio governador afirmou que “tudo aconteceu dentro de um mesmo ato” e que “é difícil separar as atividades realizadas no evento”.

Pedido de cassação e inelegibilidade

A representação apresentada por Robaina detalha mais de 170 páginas de supostas irregularidades e solicita a cassação do mandato de Nádia, a anulação dos votos que ela recebeu e a declaração de sua inelegibilidade por oito anos. O advogado de Robaina, Rafael Lemes, ressaltou que o testemunho das autoridades presentes, incluindo o comandante-geral da Brigada Militar, desmonta a tese da defesa de que o evento teria sido separado em dois momentos distintos.

Após as manifestações das partes e o parecer do Ministério Público, o caso será decidido em sentença pela Justiça Eleitoral. Caso seja confirmada a irregularidade, a vereadora poderá enfrentar penalidades severas, incluindo a perda de mandato e restrições eleitorais futuras.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 06 jun 2025

06 de Junho de 2004, vinte e um anos depois

Após mais de duas décadas de existência, o PSOL se encontra em um impasse programático
06 de Junho de 2004, vinte e um anos depois
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza