TRE-RS começa a julgar processo de Robaina contra vereadora bolsonarista
Retrato

TRE-RS começa a julgar processo de Robaina contra vereadora bolsonarista

Comandante Nádia (PL) participou de inauguração de Centro de Operações da Polícia Militar enquanto candidata à reeleição, o que é proibido pela lei eleitoral

Redação da Revista Movimento 9 dez 2024, 09:41

Foto: Leonardo Lopes/CMPA

Na última sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul realizou a primeira audiência do processo movido pelo vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina (PSOL), contra a também vereadora Comandante Nádia (PL) por crime eleitoral. O vereador pede a cassação da parlamentar por sua participação em um evento oficial de inauguração do novo Centro de Operações da Brigada Militar, ocorrido em 30 de setembro, durante o período eleitoral. A Justiça Eleitoral proíbe candidatos de usarem eventos oficiais para promover suas campanhas.

De acordo com a denúncia apresentada por Robaina, Nádia participou da cerimônia como representante da Câmara de Vereadores, tendo sido citada por autoridades no evento e destacada em posição de prestígio, o que teria configurado uso da máquina pública em benefício de sua candidatura à reeleição. Além disso, a representação aponta que cabos eleitorais da vereadora estavam no local, uniformizados com camisetas de campanha e materiais de propaganda eleitoral.

Na audiência foram ouvidas seis testemunhas, entre eles o governador Eduardo Leite (PSDB). Em seu depoimento, o tucano confirmou que Nádia participou do evento como representante da Câmara, sendo mencionada no cerimonial e em discursos. Ele também reconheceu a presença de pessoas com material de campanha da vereadora nos arredores.

A defesa de Nádia argumentou que sua presença no evento se limitou à entrega de equipamentos, como câmeras corporais e armas não letais, alegando que não houve promoção eleitoral. No entanto, o próprio governador afirmou que “tudo aconteceu dentro de um mesmo ato” e que “é difícil separar as atividades realizadas no evento”.

Pedido de cassação e inelegibilidade

A representação apresentada por Robaina detalha mais de 170 páginas de supostas irregularidades e solicita a cassação do mandato de Nádia, a anulação dos votos que ela recebeu e a declaração de sua inelegibilidade por oito anos. O advogado de Robaina, Rafael Lemes, ressaltou que o testemunho das autoridades presentes, incluindo o comandante-geral da Brigada Militar, desmonta a tese da defesa de que o evento teria sido separado em dois momentos distintos.

Após as manifestações das partes e o parecer do Ministério Público, o caso será decidido em sentença pela Justiça Eleitoral. Caso seja confirmada a irregularidade, a vereadora poderá enfrentar penalidades severas, incluindo a perda de mandato e restrições eleitorais futuras.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores