Fábio Felix alerta sobre descaso do GDF com Fundo da Criança e do Adolescente
Fábio Felix5.

Fábio Felix alerta sobre descaso do GDF com Fundo da Criança e do Adolescente

Deputado apontou preocupações sobre a falta de gestão do Fundo de Apoio à Cultura, Fundo de Apoio à Pesquisa e o Fundo da Criança e do Adolescente

Mandato Fábio Felix 26 mar 2025, 09:43

Foto: Alê Bastos/Ascom Fábio Felix

Na tarde desta terça feira, dia 25, durante sessão plenária da Câmara Legislativa do DF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) apontou preocupações graves sobre a falta de gestão de três fundos públicos essenciais para a população: o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).

A discussão aconteceu durante a votação das contas do governador do Distrito Federal relativas ao exercício de 2022. Durante sua fala, o deputado destacou irregularidades e descumprimentos reiterados na aplicação dos recursos desses fundos, previstos pela Lei Orgânica do Distrito Federal. De R$ 110 milhões autorizados para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2022, cerca de R$ 83 milhões não foram utilizados.

“Esses recursos poderiam ser empregados para melhorar as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente, especialmente aquelas vítimas de violência sexual ou em situação de rua. É inaceitável que o governo não execute esses valores, mesmo diante de uma decisão unânime do Tribunal de Contas do DF solicitando providências”, enfatizou o parlamentar.

Sobre o Fundo de Apoio à Cultura e o Fundo de Apoio à Pesquisa, o parlamentar também denunciou descumprimento de obrigações legais mínimas, apontando falhas recorrentes que comprometem o desenvolvimento cultural e científico no DF.

Fábio Felix exigiu ações imediatas do governo para reverter esse quadro de negligência, com garantias que esses fundos cumpram seu propósito de promover políticas públicas eficientes, fortalecendo a infraestrutura governamental e as organizações sociais.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 26 maio 2025

Ainda é tempo de evitar a barbárie completa

Perante o genocídio do povo palestino, o Brasil precisa romper relações com o Estado de Israel
Ainda é tempo de evitar a barbárie completa
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza